Questão 1 Comentada - Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPE-RJ) - Técnico Superior Especializado - Administração - FGV (2019)

Texto 1

Uma revista de Educação mostrava o seguinte segmento:


“Os modelos pedagógicos de nossas escolas ainda são muito mais direcionados ao ensino teórico para passar no funil do vestibular, obrigando os alunos a decorar fórmulas matemáticas, afluentes de rios ou a morfologia dos insetos para ter depois seus conhecimentos testados e avaliados por notas que não diferenciam as vocações ou interesses individuais. É uma avaliação cruel, que prioriza a inteligência da decoreba ao invés da inteligência criativa”.



Entre as ideias defendidas no texto 1, a única que NÃO está presente é:

  • A a criatividade deve ser priorizada nos modelos pedagógicos;
  • B as notas dadas às provas não visam aos interesses pessoais;
  • C o ensino teórico é uma decorrência dos exames vestibulares;
  • D os exames vestibulares não avaliam com critérios válidos;
  • E alguns tópicos tradicionais do ensino são inúteis nos exames vestibulares.