Questão 63 do Concurso Prefeitura Municipal de Crato - Professor de Educação Infantil (2021)

Sobre rotinas na educação infantil, Maria Carmem Silveira Barbosa (2006), no livro Por amor e por força: rotinas na Educação Infantil diz que:
  • A Rotina é sinônimo de planejamento, de plano de aula, de projeto pedagógico. As rotinas, portanto, significam os projetos pedagógicos educacionais realizados nas escolas. Em geral, a rotina é teorizada, problematizada, sendo assunto amplamente discutido em creches e pré-escolas com o propósito de se garantir que todas as crianças aprendam os conteúdos socialmente relevantes;
  • B As rotinas são tecnologias de alienação pois consistem em uma sucessão de eventos, de pequenas ações, prescritas de maneira precisa, levando as pessoas a agir e a repetir gestos e atos em uma sequência de procedimentos que não lhes pertence nem está sob seu domínio, mas sim dos gestores da escola e da secretaria de educação que as prescrevem;
  • C Em nome dos direitos de aprendizagem das crianças, a rotina trata de garantir a disciplina e o respeitos aos horários e momentos de ensino e aprendizagem. Buscase com isso, a uniformidade para que todas as crianças aprendam os conteúdos socialmente relevantes, que é direito dela. Assim, as creches e pré-escolas precisam formar hábitos e instalar a uniformidade de conduta;
  • D Rotina é uma categoria pedagógica que os responsáveis pela educação infantil estruturaram para desenvolver o trabalho cotidiano nas instituições educacionais. Elas sintetizam os projetos pedagógicos da escola, proporcionando organização dos tempos, dos espaços e das atividades, garantindo-se, assim, que não haja surpresas e acontecimentos inesperados que podem estragar tudo o que foi planejado;
  • E Rotina é apenas um dos elementos que compõem o cotidiano. É produto cultural, produzido e reproduzido no dia-a-dia, tendo como objetivo a organização da cotidianidade. O cotidiano é mais abrangente que a rotina e refere-se a um espaço-tempo fundamental para a vida humana, pois nele tanto acontecem as atividades repetitivas, rotineiras, como é nele que ocorre o inesperado, onde há margem para inovação.