O processo de definição das políticas sociais se movimenta a partir de condições objetivas e subjetivas, portanto o significado da política social não pode ser apanhado, nem exclusivamente, pela sua inserção objetiva no mundo do capital, nem apenas pela luta de interesses dos sujeitos envolvidos, mas, historicamente, na relação desses processos na totalidade. Com base nessa colocação, assinale a alternativa correta sobre o conceito de política social na perspectiva crítica.
- A As políticas sociais são o Estado em ação, conquista e resultado da atuação dos governos sobre as expressões da questão social.
- B As políticas sociais são concessões e conquistas que se fundam no capitalismo, numa verdadeira redistribuição de renda e riqueza.
- C As políticas sociais são concessões e conquistas mais ou menos elásticas, a depender da correlação de forças na luta política entre interesses das classes sociais.
- D As políticas sociais são conquistas da classe trabalhadora que, na luta por direitos, participa da socialização da riqueza socialmente produzida mediante as políticas econômicas.