Leia o texto abaixo.
Em 2004, a Ação Educativa, com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e do Ministério da Educação, publicou os Indicadores da Qualidade na Educação (Indique), instrumento de autoavaliação de escolas, que visa ao envolvimento de toda a comunidade escolar em processos de melhoria da qualidade da educação. O material consiste em uma proposta metodológica participativa e em um sistema de indicadores, por meio dos quais a comunidade julga a situação de diferentes aspectos de sua realidade, identifica prioridades, estabelece um plano de ação, implementa-o e monitora seus resultados.
RIBEIRO, Vanda Mendes et GUSMÃO, Joana Buarque de, 2011.
Nesse contexto da avaliação institucional com base nos indicadores de qualidade Indique, as dimensões expressam grandes eixos que, uma vez analisados, podem revelar todas as condições sobre as quais funcionam a escolas. Os indicadores são
- A sinais que revelam aspectos de determinada realidade e que podem qualificar algo. Apresentam a qualidade da escola em relação a importantes elementos de sua realidade: as dimensões. É instrumento participativo de avaliação e planejamento e possibilita o desenvolvimento da capacidade de observação e proposição, aliadas à capacidade crítica.
- B informações que revelam e evidenciam um determinado fenômeno da vida escolar. São dados, informações, geralmente representados por números e/ou cores, que não trazem outra consequência que não a informação. É um índice de cunho técnico e burocrático, que visa ao controle da instituição.
- C índices de mensuração do desenvolvimento de uma instituição escolar. As informações deles advindas subsidiam as intervenções dos órgãos regionais, visando atingir a qualidade esperada.
- D índices que pretendem contribuir para um maior conhecimento da realidade escolar com a intenção de subsidiar o Governo no direcionamento de suas políticas. A utilização desse instrumento demonstra que as comunidades escolares têm dificuldade de propor mudanças na sua própria prática, de modo que tais mudanças só ocorrem por intervenções externas.
- E desdobramentos das dimensões e dados que expressam aspectos particulares da vida escolar, de acordo com os confeccionados a partir de bases de dados do IBGE. O instrumento é muito longo e complexo, o que dificulta a participação da comunidade, a identificação e classificação dos problemas e a busca de propostas de solução, não tendo um caráter mobilizador.