Um professor inicia uma sequência didática sobre reações químicas com estudantes do 1º ano do Ensino Médio. Ele pretende aprofundar a compreensão dos estudantes sobre os tipos de reações químicas e o princípio da conservação da massa, conteúdos previstos na BNCC para essa etapa. Ao planejar suas aulas, o professor considera que muitos estudantes chegaram ao Ensino Médio sem compreender plenamente o que caracteriza uma reação química e com dificuldades em interpretar equações simbólicas.
Com esse objetivo em mente, o professor deve considerar ao planejar a atividade que os estudantes devem ser capazes de
- A classificar diferentes tipos de reações químicas (síntese, análise, simples e dupla troca) com base apenas nas fórmulas químicas envolvidas.
- B explicar, com base em evidências experimentais, que uma reação química envolve transformação de substâncias e conservação da massa.
- C realizar exercícios de balanceamento de equações químicas sem necessariamente compreender os conceitos envolvidos.
- D memorizar os nomes dos principais tipos de reações para aplicação em provas e vestibulares.
- E representar reações químicas utilizando modelos atômicos sem relacionar à transformação da matéria.