Questão 21 Comentada - SEDUC-MT - Professor de Educação Básica Habilitação: Química - FGV (2025)

Um professor inicia uma sequência didática sobre reações químicas com estudantes do 1º ano do Ensino Médio. Ele pretende aprofundar a compreensão dos estudantes sobre os tipos de reações químicas e o princípio da conservação da massa, conteúdos previstos na BNCC para essa etapa. Ao planejar suas aulas, o professor considera que muitos estudantes chegaram ao Ensino Médio sem compreender plenamente o que caracteriza uma reação química e com dificuldades em interpretar equações simbólicas.

Com esse objetivo em mente, o professor deve considerar ao planejar a atividade que os estudantes devem ser capazes de

  • A classificar diferentes tipos de reações químicas (síntese, análise, simples e dupla troca) com base apenas nas fórmulas químicas envolvidas.
  • B explicar, com base em evidências experimentais, que uma reação química envolve transformação de substâncias e conservação da massa.
  • C realizar exercícios de balanceamento de equações químicas sem necessariamente compreender os conceitos envolvidos.
  • D memorizar os nomes dos principais tipos de reações para aplicação em provas e vestibulares.
  • E representar reações químicas utilizando modelos atômicos sem relacionar à transformação da matéria.