Questão 1 Comentada - Prefeitura Municipal de Manaus - Procurador do Município - Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (2018)

No tocante a licitações e a contratos no âmbito da administração pública, julgue o item a seguir.

O STJ entende que a contratação direta, quando não for caracterizada situação de dispensa ou inexigibilidade de licitação, gera dano ao erário na modalidade in re ipsa, pois o poder público perde a oportunidade de contratar a melhor proposta.

  • Certo
  • Errado

Gabarito comentado da Questão 1 - Prefeitura Municipal de Manaus - Procurador do Município - Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (2018)

A questão aborda a temática da improbidade administrativa, especificamente relacionada à contratação direta ilegal, sem a devida licitação. O entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ), consolidado em sua jurisprudência, é que a contratação direta, quando não amparada em situações de dispensa ou inexigibilidade de licitação, configura lesão ao erário, caracterizando o dano como in re ipsa (presumido). A fundamentação para essa presunção de dano reside na perda, por parte do Poder Públ...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium