Questão 5 Comentada - Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG - MG) - Advogado - FUMARC (2018)

Considerando que uma pessoa jurídica de direito privado seja concessionária de serviço público, bem como as características da concessão comum de serviço público, está CORRETO o que se afirma em:

  • A A pessoa jurídica em questão é legitimada primária em face das vítimas de danos causados, o que se traduz como consequência da delegação da prestação do serviço.
  • B Na hipótese de extinção da concessão por caducidade, a pessoa jurídica concessionária não terá direito à indenização pela perda da propriedade dos bens reversíveis.
  • C O processo licitatório que precedeu a outorga seguiu o procedimento de concorrência sem derrogações ou especificidades em face da Lei 8.666/1993.
  • D Seria correto supor que tal pessoa jurídica não é empresa pública ou sociedade de economia mista, essas empresas somente prestam serviço público mediante delegação legal ao serem criadas para tal fim.

Gabarito comentado da Questão 5 - Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG - MG) - Advogado - FUMARC (2018)

A presente questão aborda a concessão de serviço público e busca a resposta correta. Analisemos as opções: OPÇÃO A: Está CORRETA. As empresas concessionárias de serviços públicos possuem responsabilidade civil objetiva por danos a terceiros, conforme a Teoria do Risco Administrativo, fundamentada no § 6º do art. 37 da CRFB. Elas respondem da mesma forma que o Estado, devido à transferência da execução do serviço público por meio de delegação. OPÇÃO B: Está INCORRETA. Mesmo em caso de CADUCID...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium