Questão 76 do Concurso Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (AL-PE) - Analista Legislativo - Sistemas - FCC (2014)

No Scrum;

  • A os itens do Backlog do Produto de ordem mais baixa (final da lista) devem ser mais claros e mais detalhados que os itens de ordem mais alta; quanto menor a ordem na lista, maior são os detalhes. Os itens do Backlog do Produto são mais refinados apenas durante o time-box da Sprint, de onde saem “Prontos”.
  • B em qualquer ponto do tempo, o total do trabalho restante para alcançar o objetivo pode ser resumido. Várias práticas de estimativa como burndown e burnup são usadas para prever o progresso, uma vez que não se pode confiar no empirismo. Em ambientes complexos, o que acontecerá deve ser previsto e contar com ações associadas já definidas.
  • C o incremento é a soma de todos os itens do Backlog do Produto completados durante a Sprint e tudo das Sprints anteriores. Ao final da Sprint, um novo incremento deve estar “Pronto”, ou seja, estar na condição utilizável e atender a definição de “Pronto” do Time Scrum, independente do Product Owner decidir por liberá-lo realmente ou não.
  • D o objetivo da Sprint fornece à Equipe de Desenvolvimento precisamente quais funcionalidades a serem implementadas dentro do time-box da Sprint. Assim, a Equipe trabalha para cumprir o objetivo, implementando a funcionalidade e a tecnologia. O Product Owner não pode negociar o escopo do Backlog da Sprint dentro da Sprint.
  • E além da Sprint, que é um container para outros eventos, cada evento no Scrum é uma oportunidade de inspecionar e adaptar o produto. Assim, há bastante flexibilidade na realização de eventos no Scrum, e a não inclusão de alguns dos eventos é recomendável para acelerar o ritmo do desenvolvimento.