Libâneo (2001) afirma que o currículo constitui o elemento nuclear do projeto pedagógico; é ele que viabiliza o processo de ensino-aprendizagem.
De acordo com o autor, é correto afirmar que o currículo
- A oculto se refere ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino ou instituição educacional; é o currículo legal e oficial; é aquele conjunto de diretrizes normativas e curriculares prescritas institucionalmente.
- B real é chamado por alguns autores como currículo experienciado; é o currículo que de fato acontece na sala de aula em decorrência do projeto pedagógico e do planejamento; é a execução de um plano, ou seja, a efetivação do que foi planejado.
- C construtivista determina a transmissão de conteúdos e o desenvolvimento de habilidades a serviço do sistema de produção, visando formar técnicos; é previamente prescrito por especialistas e se firma na racionalidade técnica e instrumental.
- D formal denuncia o papel da escola como reprodutora da estrutura social e é pouco simpático ao Estado e às formas de planejamento estatal; é um currículo aberto que defende a integração entre as disciplinas, organizando os conteúdos por temas geradores.
- E tradicional é flexível e baseado na experiência docente, prescindindo do planejamento; ele representa tudo o que os alunos aprendem pela convivência espontânea em meio às várias práticas, atitudes, comportamentos, gestos e percepções que vigoram no meio escolar.