O excerto contextualiza a questãao. Leia-o atentamente.
Gore Vidal dividiu a humanidade entre os que amam Roma e os que a detestam. Fidel Castro, mais prático, dividiu a espécie humana entre aqueles que fumam charuto com anel ou sem anel. Esqueceu os que não fumam charuto. Na opinião dele, quem não fumava charuto não merecia pertencer à humana espécie. Adotando o radicalismo de Gore Vidal e de Fidel Castro, prefiro dividir homens e mulheres entre aqueles que têm medo do vento e aqueles não o temem.
(CONY, Carlos Heitor. Eu e a brisa. In: PINTO, Manuel da Costa (Org.). Crônica brasileira contemporânea. São Paulo: Moderna, 2008. p. 34. Adaptado.)
Compreende-se corretamente desse excerto de texto, EXCETO:
- A O excerto tem natureza narrativa, porque se propõe a relatar uma sequência de acontecimentos em ordem cronológica.
- B Trata-se de um texto escrito na primeira pessoa do discurso; portanto, o narrador se posiciona de modo pessoal e subjetivo.
- C O enunciador do texto chega a uma conclusão própria, a partir de pensamentos dicotômicos, apresentados anteriormente aos leitores.
- D O pensamento das duas personalidades citadas diretamente no texto é avaliado como preconizador de soluções radicais para classificação dos seres humanos.