Questão 5 Comentada - Procuradoria Geral do Estado de Alagoas (PGE-AL) - Procurador do Estado (2021)

No que se refere ao processo legislativo, julgue os seguintes itens.


I O Poder Legislativo pode emendar projeto de lei de iniciativa privativa do chefe do Poder Executivo, ainda que da emenda decorra aumento de despesa.

II É formalmente inconstitucional propositura legislativa do Parlamento que institua renúncia de receita, mas que não apresente a estimativa de impacto financeiro e orçamentário.

III O Poder Legislativo pode emendar projeto de iniciativa privativa do chefe do Poder Executivo se observar estrita pertinência temática.


Assinale a opção correta. 

  • A Apenas o item I está certo.
  • B Apenas o item II está certo.
  • C Apenas os itens I e III estão certos.
  • D Apenas os itens II e III estão certos.
  • E Todos os itens estão certos.

Gabarito comentado da Questão 5 - Procuradoria Geral do Estado de Alagoas (PGE-AL) - Procurador do Estado (2021)

I. ERRADOÉ possível que haja emendas parlamentares em projetos de lei de iniciativa dos Poderes Executivo e Judiciário (STF, ADI 3.942, ADI 2.810) e do Tribunal de Contas (ADI 5.442 MC, ADI 5.453 MC). São necessários dois requisitos: pertinência temática e que não acarrete aumento de despesas.II. CERTOA inconstitucionalidade formal ocorre quando há uma desconformidade ligada ao processo de elaboração da norma. Neste caso, houve um desrespeito ao art. 113, CF, que exige a apresentação de estim...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium