A educação nutricional, enquanto estratégia promotora da saúde, deve articular múltiplos elementos conceituais e pragmáticos para ser efetiva.
Considerando os princípios e objetivos que regem essa prática, analise as afirmativas abaixo:
I. A educação nutricional limita-se à transmissão de informações científicas sobre nutrientes e dietas, pois sua eficácia depende exclusivamente do conhecimento técnico repassado ao indivíduo.
II. A autonomia do indivíduo é um princípio central da educação nutricional, implicando em ações que potencializem a capacidade crítica e a tomada de decisões conscientes diante das escolhas alimentares, respeitando contextos culturais e socioeconômicos.
III. A promoção da segurança alimentar e nutricional no âmbito comunitário é um objetivo primordial da educação nutricional, o que exige integração com políticas públicas e intersetoriais para a redução das desigualdades alimentares.
IV. A acessibilidade do conteúdo educativo é secundária, desde que o rigor científico e a tecnicidade das informações sejam preservados, garantindo assim a qualidade do processo educacional.
V. O envolvimento ativo do público-alvo caracteriza um dos princípios da educação nutricional, visto que a participação contribui para a internalização dos conceitos e a efetiva mudança de comportamento alimentar.
Assinale a alternativa CORRETA:
- A Apenas I, II, III, estão corretas.
- B Apenas II, III, V, estão corretas.
- C Apenas I, IV, V, estão corretas.
- D Todas estão corretas.
- E Apenas II, IV, estão corretas.