Abaixo, relacionam-se diferentes tipos de coesão textual. Marque a alternativa em que se procede equivocadamente ou ao defini-la ou ao exemplificá-la:
- A Coesão por conjunção: possibilita relações significativas entre os termos do texto. Ex.: Como estava doente, não fui ao trabalho, apesar de ser segunda-feira.
- B Coesão por referencia: evita repetições desnecessárias. Ex.: Maria gosta de doces. Maria aprecia muito chocolate com amêndoas. Maria é gulosa.
- C Coesão por substituição: usa anafóricos, palavras ou expressões por meio das quais se retomam termos já enunciados. Ex.: O carro invadiu a calçada que estava vazia. Graças a isso, não houve feridos.
- D Coesão lexical: ocorre mediante o uso de sinônimo, pronome, hipônimo ou heterônimo. Ex.: Ronaldo foi o maior centroavante do mundo. O fenômeno levou o Brasil a grandes conquistas. O camisa nove mostrou ao mundo seu talento de goleador.
- E Coesão por elipse: ocorre mediante a omissão de palavra(s), sem prejudicar a clareza da oração. Ex.: Luísa assiste à TV e, ao mesmo tempo, faz a lição de casa e conversa ao celular.