Soares (2004) enfatiza que o fato do conceito de letramento ter sua origem em uma ampliação do conceito de alfabetização, esses dois processos têm sido frequentemente confundidos e até mesmo fundidos, mas ainda que distintos, os dois processos precisam ser reconhecidos com indissociáveis e interdependentes. Em relação a esse contexto, assinale a alternativa incorreta.
- A É necessário reconhecer que a alfabetização, entendida como a aquisição do sistema convencional de escrita, que se distingue-se de letramento, entendido como o desenvolvimento de comportamentos e habilidades de uso competente da leitura e da escrita em práticas sociais
- B A alfabetização tem sentido quando desenvolvida no contexto de práticas sociais de leitura e de escrita e por meio dessas práticas, em um contexto de letramento e por meio de atividades de letramento, pode desenvolver-se na dependência da e, por meio da aprendizagem do sistema de escrita
- C A leitura e a escrita distinguem-se tanto em relação aos objetos de conhecimento quanto em relação aos processos cognitivos e linguísticos de aprendizagem e, portanto, também de ensino desses diferentes objetos e tal fato explica por que é conveniente a distinção entre os dois processos
- D A alfabetização alternar-se em um movimento pendular, ora a opção pelo princípio da síntese ou em direção às unidades com método fônico e método silábico; o letramento por sua vez, segue o princípio da análise, das unidades maiores e, portadoras de sentido morfossintático