Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC-PA) - Professor - Sociologia (2018) Questão 22

“Além do impacto das mudanças provocadas pela Revolução Industrial, atribui-se à Revolução Francesa, alentada pelo movimento de ideias da Ilustração, um extraordinário impulso para que o modo sociológico de investigar e interpretar a realidade social se tornasse possível. A confiança na razão e na capacidade de o conhecimento levar a humanidade a um patamar mais alto de progresso, regenerando o mundo através da conquista da natureza e promovendo a felicidade aqui na terra, tornou-se bandeira e símbolo dos movimentos de crítica cultural. É esse movimento de ideias — que alcança seu ponto culminante com a Revolução Francesa e o novo quadro sociopolítico por ela configurado — que terá um impacto decisivo na formação da Sociologia e na definição de seu principal foco: o conflito entre o legado da tradição e as forças da modernidade.” (Quintaneiro, 2002.)
No contexto do surgimento da sociologia, a ideia de liberdade difundida largamente nas duas grandes revoluções supracitadas

  • A contribuiu para finalmente permitir o avanço do Iluminismo, considerado a base ideológica das revoluções contemporâneas.
  • B esteve ligada diretamente à eclosão da primeira e grande revolução proletária da história, preconizada pelos socialistas científicos.
  • C veio impregnada apenas de um senso de revolta contra a Igreja, principalmente a Católica, fazendo emergir as reformas protestantes.
  • D passou, então, a conotar também emancipação do indivíduo da autoridade social e religiosa, conquista de direitos, e autonomia frente às instituições.

Encontre mais questões

Voltar