Considerando as Diretrizes curriculares nacionais da educação infantil, a proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve ter como objetivo:
- A Atender às necessidades individuais e promover um ambiente onde a adversidade é valorizada, principalmente em relação ao desenvolvimento de capacidades relativas à expressão, à comunicação e à interação social.
- B Fornecer uma educação que vá além do ensino tradicional e acadêmico, englobando habilidades de vida e competências socioemocionais, independente de proporcionar acesso a escolas públicas ou gratuitas.
- C Garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças.
- D Preparar as crianças para serem cidadãos responsáveis e independentes através da promoção de igualdade entre os educandos, além de enfatizar o treinamento para provas e avaliações padronizadas.