Em uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental, a professora propôs uma sequência didática interdisciplinar para abordar os movimentos da Terra e suas consequências: dia, noite, eclipses, fases da Lua e estações do ano. A proposta partiu da observação direta do céu, passou pela construção de modelos tridimensionais com os estudantes e incluiu pesquisas sobre diferentes calendários (gregoriano, islâmico, indígena e asteca) utilizados historicamente para marcar o tempo com base nos fenômenos astronômicos. Durante a avaliação, os estudantes foram convidados a elaborar uma linha do tempo comentada, relacionando os conhecimentos construídos nas atividades com os modos de medir o tempo em diferentes culturas.
Com base nessa situação didática, assinale a alternativa que melhor expressa a intencionalidade pedagógica da professora.
- A Utilizar modelos didáticos para facilitar a compreensão dos movimentos da Terra, sem se preocupar com visões culturais, que são tratadas em outras disciplinas.
- B Desenvolver nos estudantes a capacidade de observar, representar e comparar diferentes formas de compreender o céu, articulando ciência e cultura de modo contextualizado.
- C Ensinar os conteúdos de Astronomia de forma prática e objetiva, reforçando o modelo heliocêntrico como conhecimento científico atualmente.
- D Expor aos estudantes diversas explicações tradicionais sobre o tempo e os astros, sem interferir com conhecimentos científicos, respeitando a pluralidade de crenças.
- E Mostrar aos estudantes que os calendários modernos são mais corretos do que os tradicionais, promovendo o entendimento racional dos fenômenos naturais.