Questões de Ciências

Limpar Busca

Normalmente os átomos ligam-se uns aos outros formando moléculas ou íons mais estáveis. Os gases nobres são encontrados livres na natureza, ou seja, seus átomos dificilmente se combinam com átomos de outros elementos ou mesmo entre si.
Sobre esses gases, marque a alternativa CORRETA.

  • A Todos os gases nobres possuem o número máximo de elétrons na última camada.
  • B Nenhum gás nobre é integrante da atmosfera da Terra.
  • C Os gases nobres nunca reagem sob nenhuma condição.
  • D Todos os gases nobres possuem 8 elétrons na última camada.

O ensino de Ciências permite que sejam abordados e integrados diversos temas, tais como, as questões sociais, o ambiente, a saúde, a orientação sexual, a ética e a pluralidade cultural. Dessa forma, como é possível que o ensino de Ciências consiga atingir o objetivo de ser uma ciência transformadora da realidade do aluno? Julgue os itens que se seguem como (V) verdadeiros ou (F) falsos.
I.(__)Destaca-se a contextualização a partir de temas sociais e situações reais que transversalmente estejam articuladas aos conceitos científicos. II.(__)A ciência como promotora do conhecimento científico desarticulada das questões sociais e políticas. III.(__)O eixo norteador da política pedagógica da arte de ensinar Ciências deve ser contemplada com o professor como figura principal e exclusivo do processo de ensino-aprendizagem.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

  • A I.F, II.V, III.V.
  • B I.V, II.V, III.V.
  • C I.V, II.F, III.V.
  • D I.V, II.F, III.F.

Os aminoácidos são os monômeros de biomoléculas importantes para a bioquímica celular, as proteínas. Apesar da ampla diferença de aminoácidos existente na natureza, apenas 20 deles são usualmente encontrados como constituintes de proteínas em mamíferos. Observe a figura e marque a alternativa que corresponde à classificação dos respectivos aminoácidos quanto as cadeias laterais:



  • A apolar, desprovida da carga, básica e apolar.
  • B polar, polar, ácida e básica.
  • C polar, apolar, ácida e sem carga.
  • D todos são apolares.
  • E ácida, polar, básica e apolar.


Tendo em vista o Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC) para o Ensino Fundamental e atual política nacional curricular denominada de Base Nacional Comum Curricular (BNCC), marque a alternativa errada:

  • A O componente de Ciências no Ensino Fundamental contempla conhecimentos de diversas ciências de referências como Biologia, Física, Química, Geologia, Meteorologia e Astronomia.
  • B O Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC) alinha-se à BNCC, pois o componente curricular de Ciências foi organizado em três unidades temáticas: Matéria e Energia; Saúde e Evolução, Terra e Universo.
  • C O Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC) sugere uma carga horária mínima de três aulas semanais dedicadas ao estudo das Ciências desde os anos iniciais do fundamental.
  • D O texto tem como fundamentos o letramento científico e a pedagogia por competências.
  • E As habilidades do Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC) são representadas por um código alfanumérico.

As transformações sofridas pelas rochas podem ser apenas físicas (intemperismo físico), apenas químicas (intemperismo químico) ou combinar ambas, com ou sem a participação de um componente biológico. A partir disso, relacione a Coluna 1 à Coluna 2. Coluna 1 1. Intemperismo físico. 2. Intemperismo químico. Coluna 2 ( ) Hidratação, ou seja, entrada de água na estrutura de um mineral. ( ) Cristalização de sais nas descontinuidades das rochas. ( ) Variação da temperatura. ( ) Oxidação. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A 1 – 2 – 2 – 1.
  • B 2 – 2 – 1 – 1.
  • C 2 – 1 – 1 – 2.
  • D 1 – 1 – 2 – 2.