Questão 4 do Concurso Prefeitura Municipal de Rondonópolis - Procurador Jurídico - Prefeitura de Rondonópolis - MT (2019)

Instrução: Leia atentamente os dois primeiros parágrafos do texto Panta rei?, do filósofo Mario Sergio Cortella e responda à questão.

Novo ano, vida nova? Esperança não delirante? Então, mais uma vez, cante -se a primeira estrofe da marcha-rancho “Até quarta-feira” (composta por H. Silva e Paulo Setti), grande sucesso em 1967 na voz do sambista Noite Ilustrada: “este ano não vai ser igual àquele que passou”. Então, novamente, levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima! Em meados do século 20, o mesmo Noite Ilustrada gravou esse clássico do cientista Paulo Vanzolini e, desde aquela época, amiúde recordamos da fundamental – em todos os sentidos – “Volta por cima”. Afinal em vários momentos e de muitas maneiras, cada um do seu jeito, sempre podemos dizer que “ali onde eu chorei / qualquer um chorava / dar a volta por cima que eu dei / quero ver quem dava”.

Este ano não vai ser igual àquele que passou! Aliás, daria para ser de outro modo? Há possibilidade de algum ano, mês ou dia ser idêntico a outro qualquer, como se ficássemos aprisionados no “feitiço do tempo”? Eis aí a chave para abrir um dos pensamentos mais instigantes quando se deseja refletir sobre a vida no dia a dia e as intercorrências dela advindas; fala-se com frequência uma frase que pareceria máxima popular: “Nenhum homem toma banho duas vezes no mesmo rio, pois, quando volta a ele, nem o rio é o mesmo e nem mais o homem o é”. [...]

(CORTELLA, M. S. Não espere pelo epitáfio. Provocações filosóficas. Petrópolis: Vozes, 2014.)



A respeito de tempos verbais utilizados no texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O verbo cantar (linha 1) está empregado no imperativo afirmativo e expressa sentido de um convite ou uma exortação.

( ) Na linha 8, a forma verbal daria está empregada como forma polida de perguntar, pode ser substituída por dá, no presente do indicativo.

( ) A forma verbal ficássemos (linha 9), no futuro do pretérito, expressa ação que pode ocorrer posteriormente a uma outra passada.

( ) Na linha 5, a forma verbal recordamos, empregada no pretérito perfeito do indicativo, expressa ação duradoura, mas concluída no passado.

( ) O verbo abrir (linha 10) está empregado no infinitivo impessoal, não se referindo a sujeito algum no texto.

Assinale a sequência correta.

  • A F, V, F, F, V
  • B V, F, V, V, F
  • C V, V, F, V, F
  • D F, F, V, F, V