Tribunal Regional Eleitoral do Pará - Técnico Judiciário - Informática - IBFC (2020) Questão 1

Leia atentamente o texto abaixo para responder à questão.

Projeto brasileiro pretende mapear genoma de 15 mil pessoas para prever e tratar doenças
Por Filipe Domingues, G1/ 10/12/2019 12h00



    Um projeto liderado por uma cientista brasileira vai identificar as principais características genéticas dos brasileiros para prever doenças e antecipar tratamentos. Lançada nesta terça-feira (10), em São Paulo, a iniciativa "DNA do Brasil" quer mapear o genoma de 15 mil pessoas de 35 a 74 anos de idade e se tornar o maior levantamento do tipo já realizado no país. A ideia é que em cinco anos já se tenham os primeiros resultados. "O desafio é entender quais variações genéticas estão associadas a quais características das pessoas", disse a pesquisadora Lygia da Veiga Pereira, da Universidade de São Paulo (USP), na abertura do projeto. "Nós somos o resultado do nosso genoma mais o nosso estilo de vida. O genoma é a receita do nosso corpo."
    Além da geneticista, estão envolvidos na parceria o Ministério da Saúde que oferecerá dados epidemiológicos da população brasileira por meio do projeto ELSA Brasil; organizações privadas como a Dasa, empresa da área de saúde, que financiará e realizará o sequenciamento das primeiras 3 mil amostras; a Illumina que vai fornecer os insumos e a Google Cloud que fará o armazenamento e proteção dos dados. As descobertas que os cientistas fizerem poderão ser traduzidas em inovações tanto na área de pesquisa genética quanto nos diagnósticos e tratamentos de doenças como o câncer, a hipertensão, o diabetes, depressão, esquizofrenia e algumas doenças raras. Ao descobrir que determinada proteína presente no corpo de uma pessoa permite manter o colesterol baixo, é possível "editar" o DNA do paciente para imitar o comportamento deste elemento. [...]
    O diretor médico da Dasa, Gustavo Campana, lembrou que 80% das 8 mil doenças consideradas raras têm origem genética. Já os cânceres hereditários são de 5 a 12% dos casos. Portanto, além da previsão de tais doenças, o mapeamento dos genes e sua associação com as características da população brasileira podem permitir avanços em "terapêutica gênica", ou seja, métodos de tratamento que atuam diretamente nos genes ± o mais famoso deles é o CRISPR, a técnica de edição do DNA. "Esse projeto é um marco da genética populacional no Brasil," disse Campana.[...]


De acordo com o texto, assinale a alternativa correta.
  • A Há um projeto liderado por brasileiros que vai identificar as principais características genéticas humanas, em pacientes da USP, para curar doenças hereditárias.
  • B As descobertas poderão ser inovações tanto na área de empirismo genético quanto nos diagnósticos e tratamentos de doenças.
  • C A Illumina financiará e realizará o sequenciamento das primeiras 3 mil amostras dos dados epidemiológicos da população.
  • D O estudo será realizado em adultos e idosos com o intuito de reconhecer, pelo perfil genético, a possibilidade de futuras doenças e preceder tratamentos.

Questões Relacionadas de Português

O estudo entre gênero e tipo de texto expõe que há diferenças. A este respeito, assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas abaixo.
O texto é _____ textual classificado como _____, que circula no meio _____ com o objetivo de trazer informações mais aprofundadas que a _____, isto porque há citações, dados estatísticos entre outros detalhes que são coletados através de pesquisa.
  • A um tipo / reportagem / jornalístico / notícia
  • B um gênero / notícia / midiático / reportagem
  • C um gênero / reportagem / jornalístico / notícia
  • D um tipo / notícia / jornalístico / reportagem

Analise as assertivas abaixo sobre o texto:

I. O texto é formado por linguagem verbal e não verbal.

II. Considerando o gênero textual, percebe-se que o texto éuma crítica social.

III. Não há uso de linguagem conotativa no primeiro quadroda tirinha.

IV. O Verbo “há”, no segundo quadro, indica tempo passado.

V. Há somente o uso da linguagem denotativa no segundoquadro.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I,II e III.
  • B Apenas I, II e IV.
  • C Apenas I, IV e V
  • D Apenas II, III e IV
  • E Todas as assertivas.

Ao elaborar o texto, o autor:

  • A Narra como todas as pessoas se comportam ao ouvir o Hino Nacional.
  • B Descreve o comportamento que as pessoas devem ter ao ouvir o Hino Nacional.
  • C Descreve a história do Hino Nacional cantado pelos Brasileiros.
  • D Induz o comportamento errôneo da população ao ouvir o Hino Nacional.
  • E Argumenta sobre como os brasileiros não sabem se portar ao ouvir o Hino Nacional.

Encontre mais questões

Voltar