Questões de Libras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Farroupilha - Rio Grande do Sul

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Sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras), assinale a alternativa INCORRETA.

  • A Apresenta complexidade estrutural através da presença de todos os níveis gramaticais: fonológico, morfossintático, semântico e pragmático.
  • B A Libras possibilita aos seus usuários a condição de monolíngues, uma vez que apresenta uma estrutura plena de forma e conteúdo e é divulgada e aplicada em todos os setores de acesso ao conhecimento e aos bens culturais.
  • C Em Libras, as marcações de tempo nas formas verbais ou de flexão de número e gênero são marcadas discursivamente em mecanismos espaciais.
  • D Possibilita representar o mundo, encadeando as palavras, não de forma linear e sequencial como apresentada na comunicação oral e escrita, mas de modo simultâneo e sequencial.
  • E A principal dificuldade de aprendizes não surdos ao estudar Libras é a sintaxe, a ordem dos constituintes na oração, pois costuma-se pensar na ordem das palavras no português para depois sinalizar a estrutura organizada.

A respeito da educação bilíngue de surdos, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A educação bilíngue de surdos é uma modalidade de educação escolar que promove a especificidade linguística e cultural dos educandos surdos, deficientes auditivos e surdos-cegos que optam pelo uso da Libras, a partir da adoção da Libras como primeira língua e como língua de instrução, comunicação, interação e ensino, e da Língua Portuguesa, na modalidade escrita, como segunda língua.
( ) Consideram-se escolas bilíngues de surdos as instituições de ensino da rede regular nas quais a comunicação, a instrução, a interação e o ensino são realizados em Libras como primeira língua e em Língua Portuguesa, na modalidade escrita, como segunda língua.
( ) A educação bilíngue também é destinada a educandos surdos que optam pelo uso da Libras, alunos com deficiência auditiva, surdos-cegos, surdos com outras deficiências associadas e surdos com altas habilidades ou superdotação.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A F – V – V.
  • B V – V – V.
  • C F – V – F.
  • D V – F – F.
  • E F – F – V.

Segundo a Lei sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras), o sistema educacional federal e os sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão nos cursos de formação de:

  • A Educação Especial, Fonoaudiologia e Magistério, em seus níveis médio e superior.
  • B Educação Livre, Filosofia e Magistério, em nível superior.
  • C Educação Especial, Sociologia e Fonoaudiologia, em seus níveis médio e superior.
  • D Educação Formal e Fonoaudiologia, em nível superior.
  • E Educação Básica, Filosofia e Magistério, em seus níveis médio e superior.