Questões de Legislação e Surdez (Libras)

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Em consonância com a Lei N.º 12.319, de 1º de setembro de 2010, que regulamenta a profissão de tradutor, intérprete e guia-intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), redação dada pela Lei N.º 14.704, de 2023, o tradutor e intérprete é o profissional que traduz e interpreta de uma língua de sinais para

  • A língua oral, ou vice-versa, nas modalidades visuais e orais.
  • B língua oral, ou vice-versa, em quaisquer modalidades que se apresentem.
  • C outra língua de sinais ou para língua oral, ou vice-versa, nas modalidades visuais, orais e visuográficas.
  • D outra língua de sinais ou para língua oral, ou vice-versa, em quaisquer modalidades em que se apresentem.

. Como dispõe o Decreto N.º 5.626, de 22 de dezembro de 2005, a formação de docentes para o ensino de Libras nas séries finais do ensino fundamental, no ensino médio e na educação superior deve ser realizada em nível superior, em curso de graduação de licenciatura plena em Libras ou em Letras;

  • A Libras/Língua Portuguesa como segunda língua.
  • B Libras/Língua Portuguesa como segunda língua, com o acréscimo de especialização lato sensu em Educação Bilíngue.
  • C Libras/Língua Portuguesa como segunda língua, com o acréscimo de especialização lato sensu em Educação Especial.
  • D Libras/Língua Portuguesa como segunda língua, com o acréscimo de especialização lato sensu em Educação Especial com ênfase em Libras.

De acordo com a Lei N.º 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras), entende-se como Libras a forma de comunicação e expressão em que o sistema linguístico de natureza

  • A visual-gráfica, com estrutura gramatical própria que constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.
  • B visual-motora, com estrutura gramatical própria que constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.
  • C visual-motora, com estrutura gramatical própria que constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos das pessoas ouvintes do Brasil.
  • D visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas e ouvintes do Brasil.

Em conformidade com a Nota Técnica N.º 02/2017da FEBRAPILS, que aborda a contratação do serviço de profissionais intérpretes de Libras/Português, os “fatores que contribuem para a necessidade de atuação de uma equipe de intérpretes” são:

  • A cursos, audiências e consultas jurídicas; situações que envolvam pessoas com dificuldades cognitivas e/ou emocionais; atendimento em unidades e instituições que não demandem atendimento psiquiátrico e psicoterápico.
  • B cursos, grandes conferências, seminários, discussões, debates, grandes reuniões coletivas e audiências e consultas jurídicas; situações que envolvam pessoas com dificuldades cognitivas e/ou emocionais; atendimento em unidades e instituições que demandem atendimento psiquiátrico e psicoterápico.
  • C grandes conferências, debates políticos e consultas jurídicas; situações que envolvam pessoas sem dificuldades cognitivas e/ou emocionais; atendimento em unidades e instituições que demandem atendimento psiquiátrico e psicoterápico.
  • D seminários, grandes reuniões coletivas e audiências jurídicas; situações que envolvam pessoas com dificuldades etárias, cognitivas e/ou emocionais; atendimento em unidades e instituições que demandem atendimento psiquiátrico, psicoterápico e cirúrgico.

Com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que instituiu a modalidade da educação bilíngue para surdos, é correto afirmar que a matrícula de estudantes surdos

  • A deverá ser efetuada apenas em escolas inclusivas.
  • B não poderá ser realizada em escolas particulares.
  • C deverá ser realizada preferencialmente no ambiente escolar comum, que é o mais favorável ao aprendizado da pessoa surda.
  • D não garante o atendimento educacional especializado (AEE) nas escolas particulares.
  • E poderá ocorrer preferencialmente em classes bilíngues de surdos e ou por meio das escolas bilíngues de surdos.