Questões de Legislação e Surdez (Libras)

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João irá participar de um processo seletivo para ingressar em curso de ensino superior. Pelo fato de ser uma pessoa com surdez, ele tem direito às seguintes medidas/benefícios, EXCETO:

  • A Recursos de tecnologia assistiva que possam viabilizar sua participação.
  • B Disponibilização de provas em formatos acessíveis às suas necessidades.
  • C Critérios de avaliação que consideram as suas singularidades linguísticas.
  • D Tradução completa do edital e de todas as retificações nele efetuadas em Libras.
  • E Dilação de até trinta e cinco por cento do tempo, no dia da realização do exame de seleção.

Analise as imagens a seguir:



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(Disponível em: https://pt.dreamstime.com. Acesso em: janeiro de 2025.)


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(Disponível em: https://www.istockphoto.com. Acesso em: janeiro de 2025.)


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(Disponível em: https://www.blogdoarcanjo.com. Acesso em: janeiro de 2025.)



A análise das imagens remete a situações práticas do cotidiano em que a participação social da pessoa com deficiência, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade são feridos porque:

  • A Instalações de uso coletivo devem ser livres de barreiras.
  • B Elementos de projeto visam o desconforto de certos grupos.
  • C Não se contemplou o desenho universal no mobiliário urbano.
  • D Reforçam-se crenças relacionadas à manifestação de ageísmo.
  • E Barreiras urbanísticas prejudicam o deslocamento e a mobilidade.

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) e outros recursos de expressão a ela associados são reconhecidos como meio legal de comunicação e expressão, constituindo um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil, sendo informação consistente acerca dela que:

  • A Deve substituir a modalidade escrita da língua portuguesa.
  • B Cabe ao poder público institucionalizar o apoio ao seu uso.
  • C Seu ensino deverá ser prerrogativa de instituições públicas.
  • D Garante ensino bimodal com Libras e a língua portuguesa oral.
  • E Seu ensino integrará os currículos de educação básica, apenas.

Analise a imagem a seguir:


Imagem não encontrada

(Disponível em: https://www.sindsegrs.com.br. Acesso em: janeiro de 2025.)



O exame da imagem permite afirmar que o cordão de fita com desenho de girassóis é o símbolo nacional oficial da(s):

  • A Não discriminação.
  • B Tecnologia assistiva.
  • C Deficiências ocultas.
  • D Adaptações razoáveis.
  • E Equidade educacional.

Segundo o que dispõe a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), a educação de qualidade da pessoa com deficiência poderá salvaguardá-la da violência, negligência e discriminação, por meio de:

  • A Disponibilização de tradutores e intérpretes da Libras nas instituições públicas e privadas, sendo que as privadas terão direito de cobrar valores adicionais em razão da oferta desse serviço.
  • B Exigência de que tradutores e intérpretes da Libras para atuação em cursos de pós-graduação só podem atuar mediante formação de pós-graduação em Tradução e Interpretação em Libras.
  • C Oferta de ensino da Libras, do Sistema Braille e de uso de recursos de tecnologia assistiva, de forma a ampliar habilidades funcionais dos estudantes, promovendo sua autonomia e participação.
  • D Formação dos tradutores e intérpretes da Libras para operar na educação básica, dos quais deve-se requerer apenas certificado de proficiência na Libras reconhecido em todo o território nacional.
  • E Adoção de critérios de avaliação substitutivos às provas escritas, discursivas ou de redação em língua portuguesa por mídias, tais como vídeos em que se apresentam conteúdos em Libras e língua portuguesa.