Prova da Universidade de São Paulo (USP) - Auxiliar de Laboratório - FUVEST (2025) - Questões Comentadas

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Os gêneros textuais são organizados conforme as características comuns que os textos apresentam em relação à linguagem e ao conteúdo. Feita essa análise, o texto de Rubem Braga classifica-se como

  • A conto popular, considerando que há dois conflitos vivenciados pelos moradores desolados que entregaram uma carta ao agitado morador do 1003.
  • B relato pessoal, uma vez que os destemidos homens do 903 e 1004 descreveram uma experiência constrangedora ao receber a visita do zelador.
  • C crônica, pois o narrador relata um fato do cotidiano e apresenta uma crítica à falta de relacionamento entre os vizinhos, o que compromete a boa convivência.
  • D artigo de opinião, porque o articulista defende a ideia de que um condômino desrespeita o regulamento ao se referir às pessoas utilizando números.
  • E carta de reclamação, visto que evidencia a importância do cumprimento da legislação brasileira que assegura o direito do silêncio após as 22 horas.

Considere este fragmento textual: “Todos esses números são comportados e silenciosos; apenas eu e o Oceano Atlântico fazemos algum ruído e funcionamos fora dos horários civis; nós dois apenas nos agitamos e bramimos ao sabor da maré, dos ventos e da lua”. Nessa comparação entre o narrador e o Oceano Atlântico, empregou-se como recurso linguístico a

  • A denotação para informar que o barulhento condômino desejava incomodar os vizinhos que eram muito tranquilos.
  • B conotação para evidenciar a irreverência e a agitação do morador que desrespeitava o regulamento do prédio.
  • C polissemia para reforçar a ideia de que o homem agia como o turbulento oceano durante as violentas tempestades.
  • D ambiguidade para confundir os residentes que estavam indignados com a falta de respeito aos horários estabelecidos.
  • E antonímia para enfatizar as palavras com sentido contrário que revelam o comportamento do homem e do oceano.

Neste trecho em que o autor escreve “... Mas que me seja permitido sonhar com outra vida e outro mundo, em que um homem batesse à porta do outro e dissesse: "Vizinho, são três horas da manhã e ouvi música em tua casa. Aqui estou". E o outro respondesse: "Entra, vizinho e come de meu pão e bebe do meu vinho. Aqui estamos todos a bailar e cantar, pois descobrimos que a vida é curta e a lua é bela". O conectivo destacado é um elemento de coesão textual que indica

  • A conclusão, já que apresenta o desejo do narrador viver outra experiência para promover a solidariedade.
  • B adição, pois conecta a oração à ideia de uma mudança imediata que transformará a realidade dos moradores.
  • C explicação, uma vez que esclarece a mudança de vida necessária a todos os residentes daquele condomínio.
  • D oposição, visto que revela o contraste entre uma vida regrada e o desejo de viver mais espontaneamente.
  • E exclusão, porque os condôminos podem escolher uma vida repleta de regras ou uma mais simples.
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QUINO. 10 anos com Mafalda (tradução Monica Stahel). São Paulo: Martins Fontes, 2012.

Mafalda é uma personagem bastante reflexiva, criada pelo cartunista argentino Quino. Em relação à tirinha apresentada, no último quadro, Mafalda faz uma reflexão inesperada, explicitada pelo uso da palavra:
  • A “fantástico”, escolhida pela mãe para ressaltar as qualidades do lugar onde eles passarão as férias.
  • B “lindíssimos”, que intensifica a beleza da cidade onde elas estão no momento.
  • C “isso”, que retoma “lagos maravilhosos”, reforçando a crítica à destruição da natureza.
  • D “conta”, indicando que Mafalda já conhece as características da região a ser visitada.
  • E “aqui”, como se as paisagens dependessem de uma licitação para serem criadas e modificadas.
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Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br. Acesso em 03/02/2025.

Considerando a campanha publicitária apresentada, utilizam-se elementos verbais e não verbais para convencer o leitor a
  • A praticar diariamente atitudes eficazes que evitam a proliferação do mosquito da dengue.
  • B refletir sobre a importância da prevenção da doença no comércio e nas indústrias.
  • C cuidar da limpeza de sua residência, sem preocupar-se com as ações da vizinhança.
  • D obedecer às orientações governamentais que eliminam, a longo prazo, os locais contaminados.
  • E combater os criadouros do mosquito da dengue, utilizando a reciclagem de garrafas pets.