Prova do Serviço Social Autônomo e-Paraná Comunicação (CRP) - Psicólogo - Quadrix (2018) - Questões Comentadas

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A respeito de aspectos gramaticais e semânticos do trecho “Quanto mais se é obrigado a ler, menos se pensa. Schopenhauer tomou consciência disso e o disse de maneira muito simples em alguns textos sobre livros e leitura” (linhas de 3 a 5), assinale a alternativa correta.

  • A Haveria prejuízo gramatical para o texto caso se inserisse tanto imediatamente antes de “menos”.
  • B Caso se queira reduzir a expressão “muito simples” a uma única palavra, esta só poderia ser simplíssima.
  • C O pronome “o” retoma, por coesão, o substantivo Schopenhauer.
  • D O termo “disso” é uma contração da preposição de com o pronome isso e remete a todo o período imediatamente anterior.
  • E A preposição “sobre” tem, na frase, o sentido de em cima de.

Considerando as ideias do texto, assinale a alternativa correta.

  • A Infere-se do texto que, por se pautarem na obrigatoriedade da leitura de grande quantidade de livros, as práticas educativas prejudiquem a autonomia do pensamento e o prazer da leitura.
  • B De acordo com o texto, a leitura dinâmica é de grande proveito na preparação do candidato a concursos públicos, visto que se assenta em reflexões, permitindo aprofundamentos na compreensão das obras lidas.
  • C O texto expõe o pensamento de pensadores e professores, que são unânimes na defesa da numerosidade de obras lidas para a edificação da cultura do indivíduo, ainda que em detrimento da qualidade da leitura.
  • D A partir das informações do texto, conclui-se que, quanto menos se pensa, mais se é obrigado a ler, sendo isso uma consequência natural das práticas educativas atuais.
  • E Afirma-se no texto que aquele que lê muito e quase o dia inteiro perde, paulatinamente, a capacidade de pensar por conta própria, do mesmo modo que quem sempre anda a cavalo acaba esquecendo como se anda a pé.

Com relação às estruturas linguísticas e aos sentidos do texto, assinale a alternativa correta.

  • A Haveria prejuízo gramatical para o período caso fossem substituídos os dois-pontos da linha 28 por um travessão, pois este isolaria, incorretamente, uma oração que restringe o termo anterior a que se refere.
  • B Por não interferirem no sentido da frase em que se inserem, as vírgulas da linha 11 são facultativas, podendo ser corretamente excluídas.
  • C Na abertura do texto, “Parece” é empregado como verbo que tem significação completa e que deixa entrever alguma incerteza do autor sobre o enunciado a ser apresentado.
  • D Seria mantida a correção gramatical se fosse substituída a forma verbal “haviam” (linha 29) por havia.
  • E A troca de “mesmos” (linha 30) por próprios criaria uma impropriedade vocabular no período, com modificação do sentido original.

Acerca da correção gramatical do texto, dos conteúdos nele apresentados e de sua tipologia textual, assinale a alternativa correta.

  • A Uma vez que se presta a fornecer esclarecimentos acerca dos processos de leitura, esse texto é classificado como instrucional.
  • B Nas linhas 8 e 9, haverá prejuízo gramatical para o texto caso se substitua “que permitem que se leia” por permitem que leia-se.
  • C Nas linhas 14 e 15, seria correta a inclusão do acento indicativo de crase no “a” da construção “no que se refere a nossas leituras”.
  • D A construção “Fiz o meu dever” pode equivaler a Fi-lo. Da mesma forma, “Diz ele” (linha 17) corresponde a Di-lo.
  • E De acordo com a norma-padrão, seria mantida a correção gramatical, na linha 19, caso a forma verbal “há” fosse substituída por tem.

Assinale a alternativa que apresenta proposta de reescrita gramaticalmente correta e coerente para o seguinte trecho do texto: “Durante a leitura, nossa cabeça é apenas o campo de batalha de pensamentos alheios. Quando estes, finalmente, se retiram, o que resta? Daí se segue que aquele que lê muito e quase o dia inteiro perde, paulatinamente, a capacidade de pensar por conta própria” (linhas de 21 a 26).

  • A Durante a leitura, nossa cabeça é apenas o campo de batalha de pensamentos alheios. Quando os campos de batalha finalmente, se retiram, resta o que? Daí se segue que aquele que lê muito e quase o dia inteiro perde, gradualmente, a capacidade de pensar por conta própria
  • B Enquanto se lê, nossa cabeça é apenas o campo de batalha de pensamentos de estranhos. Como estes, finalmente, se retiram, o que resta? Consequentemente, aquele que lê muito e quase o dia inteiro perde, paulatinamente, a capacidade de pensar por conta própia
  • C Enquanto se lê, a cabeça da gente é apenas o campo de batalha de pensamentos alheios. Como estes, finalmente, se retiram, o que resta? Daí se segue que aquele que lê muito e o dia inteiro perde, paulatinamente, a capacidade de pensar por conta própria
  • D No decurso da leitura, nossa cabeça é somente o campo de batalha de pensamentos de outrem. Quando esses pensamentos, finalmente, são afastados, o que resta? Por conseguinte, aquele que lê muito e quase o dia inteiro perde, pouco a pouco, a capacidade de pensar por conta própria
  • E Enquanto se lê, nossa cabeça é apenas o campo de batalha de pensamentos alheios. Quando estes, finalmente, se retiram, o que resta? Daí se segue que aquele que lê muito e quase o dia inteiro perde, rapidamente, a capacidade de pensar por conta própia