Prova da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos - Mato Grosso (SEJUDH - MT) - Agente de Segurança - IBADE (2018) - Questões Comentadas

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A crise, a que se refere tanto o título do texto quanto o primeiro parágrafo, pode ser interpretada, de acordo com a leitura do restante do texto, como sendo:

  • A política.
  • B religiosa.
  • C econômica.
  • D social.
  • E moral.

Atendendo à recomendação do enunciador, o amigo, que não era chegado à leitura, “...mergulhou no Proust sem escafandro e se sente mal quando vem à tona e respira o ar poluído aqui de fora.” (§ 2). Isto é, o amigo:

  • A sentiu-se mal por ter tido dificuldade para compreender o texto do renomado escritor.
  • B dedicou-se de tal forma ao texto de Proust, que passou a sentir-se mal no contato com o mundo em crise.
  • C mergulhado na leitura, conseguiu superar a depressão provocada pela crise.
  • D depreendeu, pela leitura do texto de Proust, que a crise era tão grave que parecia não ter solução.
  • E teve a sensação de estar morrendo afogado pele sentido confuso do texto de Proust.

A grafia do vocábulo sublinhado em "...e se sente mal quando vem à tona..." (§ 2) constitui um problema de ortografia, em razão da homonímia com o vocábulo mau.

Entre as frases abaixo, aquela em que o correto é grafar MAU, e não MAL, é:

  • A As crises fazem muito___às pessoas.
  • B ___completou a leitura recomendada o aluno superou a depressão.
  • C O cidadão sofria de um ______ incurável
  • D A falta de leitura torna o cidadão um ________ observador.
  • E Nãohá___que sempre dure

“Verdadeiro sábio era o Rubem Braga. Tinha com a vida uma relação direta, sem intermediação intelectual.” (§3)

O segundo período acima transcrito tem com o primeiro uma relação semântica de:

  • A conclusão.
  • B oposição.
  • C explicação.
  • D consequência.
  • E adição.

O termo sublinhado em “Houvesse o que houvesse, trazia no coração uma medida de equilíbrio que era um dom de nascença...” (§ 3) tem com o restante do período uma relação de:

  • A condição.
  • B proporcionalidade.
  • C causa.
  • D concessão.
  • E comparação