Prova da Prefeitura Municipal de Unaí - Técnico - Segurança do Trabalho - COTEC (2023) - Questões Comentadas

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Qual(is) documento(s) deve(m) ser elaborado(s) para controle das estatísticas de acidentes?

  • A Registro mensal, registro anual e perfil psicográfico do período.
  • B Registro mensal, registro anual e análise preliminar dos riscos do período.
  • C Registro mensal, registro anual e gráficos comparativos de cada período.
  • D O registro da entrega de EPI, em função da redução da gravidade dos acidentes
  • E O registro dos acidentes evitados, em função dos EPI entregues ao trabalhador.

Assinale a alternativa que apresenta a finalidade de um Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais em um ambiente de trabalho.

  • A Identificar os riscos ocupacionais e controlar a aplicação das normas regulamentadoras.
  • B Identificar os riscos ocupacionais e descrever os exames de aptidão física.
  • C Identificar os riscos ocupacionais descritos na ordem de serviço do colaborador.
  • D Identificar os riscos ocupacionais e observar as limitações do trabalhador.
  • E Identificar os riscos ocupacionais e ambientais de cada função e plano de ação.

As informações, para a elaboração do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), devem ser coletadas nos seguintes documentos:

  • A PGR, PCA e LTCAT.
  • B PGR, PPR e PCA.
  • C PGR, PPRA e GRO.
  • D PGR, PCMSO e LTCAT.
  • E PGR, PAE e PPRA.

O colaborador Reginaldo ao sair do trabalho sofreu um acidente de moto no caminho para casa. Assinale a alternativa que apresenta a(s) atitude(s) que deve(m) ser tomada(s) pelo empregador, após ser informado.

  • A Coletar dados médicos e sobre o acidente, emitir a CAT e comunicar o INSS.
  • B Coletar dados médicos e sobre o acidente, e comunicar o INSS para emitir a CAT.
  • C Por ser um acidente fora do horário de trabalho, o empregador não tem obrigações.
  • D Por ser um acidente de percurso, o empregador deve arcar com os medicamentos.
  • E Coletar dados médicos e sobre o acidente, e informar a CIPA, o SESMIT e o INSS.

Quais medidas adotadas no ambiente de trabalho podem ser consideradas como controle de riscos ergonômicos?

  • A Utilização de exaustores em espaço confinado.
  • B Utilização de ferramentas com bloqueios de segurança.
  • C Utilização de ventosas para transporte de peças grandes.
  • D Utilização de máscara e avental de raspa para solda.
  • E Utilização de capacetes com carneiras e jugular.