Prova da Prefeitura de Tunápolis - Professor - Ensino Fundamental - AMEOSC (2025) - Questões Comentadas

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A Base Nacional Comum Curricular foi estruturada em competências para assegurar os direitos de aprendizagem dos estudantes, estabelecendo as bases para uma educação de qualidade que os prepare para o futuro, com foco no desenvolvimento de habilidades e competências essenciais. Mas, afinal, o que são essas competências, segundo a BNCC?

  • A É a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver questões do cotidiano, do mundo do trabalho e para exercer a cidadania.
  • B São contribuições para o desenvolvimento de habilidades sociais e acadêmicas dos alunos, estimulando o pensamento crítico.
  • C É a base do trabalho pedagógico em uma escola, definindo os conteúdos, atividades que os alunos devem desenvolver ao longo da sua trajetória educacional.
  • D São ações intencionais desenvolvidas pela escola para promover a aprendizagem, envolvendo a teoria e a prática.

Durante uma atividade de produção textual, o professor percebeu que alguns alunos já escreviam com autonomia, enquanto outros ainda necessitavam de apoio para organizar ideias e construir frases. Reconhecendo essa diversidade, ele organizou grupos com níveis variados de escrita, propôs atividades diferenciadas conforme as necessidades de cada grupo e acompanhou de perto os alunos que apresentavam maiores dificuldades, incentivando a cooperação entre os colegas.
Essa prática pedagógica demonstra que o professor está:

  • A Priorizando a eficiência do tempo didático, oferecendo maior suporte apenas aos alunos com dificuldades, sem alterar a proposta para os demais.
  • B Aplicando estratégias voltadas por desempenho, por se trata de um grupo bem homogêneo.
  • C Utilizando estratégias que valorizam a heterogeneidade da turma, adaptando o ensino às diferentes necessidades dos alunos.
  • D Estimulando a autonomia dos grupos mais avançados, ao mesmo tempo em que mantém uma estrutura fixa de ensino para garantir a continuidade dos conteúdos.

Em uma escola pública, o corpo docente iniciou um processo de reformulação do planejamento pedagógico, buscando adequar suas práticas para atender às necessidades individuais dos estudantes. A coordenadora propôs que cada professor pensasse em estratégias diversificadas, com base no reconhecimento das diferenças entre os alunos e no respeito aos seus ritmos e estilos de aprendizagem. Essa proposta está fundamentada no princípio de que:

  • A O currículo deve ser padronizado e os alunos devem se adaptar às exigências escolares.
  • B A meta principal da escola é cumprir o conteúdo programático, mesmo que não atenda a todos.
  • C As estratégias pedagógicas devem ser únicas para manter a uniformidade na aprendizagem.
  • D A educação deve ser centrada no desenvolvimento do aluno, respeitando suas características e necessidades.

O próprio professor é responsável pela avaliação das crianças. É ele que pode, de modo contínuo, perceber os avanços e as necessidades de cada estudante.
Acesse:https://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/material/ 107.pdf

Associe corretamente os instrumentos de acompanhamento da aprendizagem (coluna 1) com suas respectivas finalidades (coluna 2):

Coluna 1 − Instrumentos.
1.Portfólio. 2.Roda de conversa. 3.Registro descritivo. 4.Lista de verificação (checklist).
Coluna 2 − Finalidades.
A.(__)Sistematizar dados objetivos sobre habilidades específicas observadas nas crianças.
B.(__)Analisar de forma reflexiva e contínua a evolução das produções da criança.
C.(__)Observar aspectos subjetivos do processo de aprendizagem e atitudes.
D.(__)Promover o relato oral da criança sobre suas experiências e aprendizados.


A sequência correta é:

  • A 1.D, 2.A, 3.B, 4.C.
  • B 1.A, 2.C, 3.D, 4.B.
  • C 1.C, 2.D, 3.A, 4.B.
  • D 1.B, 2.D, 3.C, 4.A.

A organização eficaz das rotinas escolares e da sala de aula é essencial para otimizar o trabalho do professor alfabetizador e promover o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. No ciclo de alfabetização, a organização do espaço físico e das rotinas da sala de aula deve:

  • A Priorizar a estética, mesmo que os materiais expostos não sejam utilizados.
  • B Excluir materiais que estimulem a curiosidade para não distrair as crianças.
  • C Evitar a criação de cantos ou estações de aprendizagem para manter o controle do grupo.
  • D Ser flexível e adaptável às necessidades da turma, promovendo experiências variadas com a linguagem.