Prova da Prefeitura de Paraíso - Professor III Educação Física - AMEOSC (2024) - Questões Comentadas

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Ações do Ministério da Educação fortalecem direitos educacionais indígenas

Objetivo é uma educação escolar indígena diferenciada e intercultural que respeite suas especificidades e responda aos marcos legais e pedagógicos da modalidade
Em 2024, o MEC prevê um crescimento importante nos investimentos. O aumento do fator de ponderação para alunos indígenas no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) garante o acréscimo de mais de R$ 1.000 nas matrículas da educação escolar indígena. Além disso, foram reajustados em 15% os repasses da complementação da União para municípios com matrículas indígenas.
Entre as iniciativas do MEC para a educação escolar indígena, também estão: formação de educadores, qualificação da infraestrutura escolar, construção de escolas e participação social. O objetivo é materializar uma educação escolar indígena diferenciada, especifica, bilíngue/multilíngue e intercultural, respondendo aos marcos legais e pedagógicos dessa modalidade educacional. Além disso, a Pasta lançará, em breve, a Política Nacional da Educação Escolar Indígena, que visa valorizar a cultura, a identidade, as línguas e as especificidades da educação indígena.
https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202404/acoes-do-mec-fortalecem-direitos-educacionais-indigenas#:~text=Entre%20as%20iniciativas%20do%20MEC,de%20escolas%20e%20participa%C3%A7%C3%A3o%20social.

Considerando o trecho da reportagem e as discussões sobre políticas de articulação escola/ aldeias indígenas, avalie as afirmações a seguir:

I.A relação entre educação e cultura indígena na sociedade objetiva adequar os povos originários ao sistema educacional.
II.O território, a memória e os conhecimentos tradicionais dos povos indígenas são aspectos fundamentais na garantia do direito à educação.
III.Materializar uma educação escolar indígena diferenciada, especifica, bilíngue/multilíngue e intercultural, respondendo aos marcos legais e pedagógicos dessa modalidade educacional.

Após análise, marque a opção correta.
  • A Estão corretas I e III.
  • B Estão corretas II e III.
  • C Estão corretas I, II e III.
  • D Estão corretas I e II.
Brasil vende mais aos Brics do que EUA e UE juntos, e tendência é aumentar, dizem especialistas
Os dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) também mostram que na balança comercial a diferença do que o país exporta e importa é favorável ao Brasil com os parceiros emergentes, enquanto para EUA e UE, o resultado é negativo.
Além da cúpula entre os chefes de Estado, no mês de outubro, o bloco compartilha uma série de fóruns comerciais e diplomáticos que buscam aproximar diferentes setores.
"Os parceiros do Brics vêm promovendo mecanismos de facilitação de comércio para favorecer a ampliação dos intercâmbios comerciais e de investimentos entre si", diz Silvana Schimanski, professora do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Números do Mdic Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços mostram que as exportações do Brasil cresceram de forma generalizada nos últimos anos, porém, as vendas aos Brics aumentaram de forma muito mais acelerada ante norte-americanos e europeus.
https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/brasil-vende-mais-para-brics-do-que-eua-e-ue-juntos-e-tendencia-e -aumentar-dizem-especialistas/ Adaptado

Os membros do BRICS são países que apresentam qual semelhança econômica?
  • A São considerados países de economia de transição.
  • B São considerados países de economia emergentes.
  • C São considerados países de economia desenvolvida.
  • D São considerados países de economia planificadas.

Getúlio Vargas implementou diversas reformas durante o seu governo, que visavam modernizar o país e fortalecer o Estado centralizador.
Marque a alternativa que apresente algumas reformas realizadas por Getúlio Vargas.

  • A Garantiu um forte processo de democratização e o voto feminino.
  • B Garantiu direitos trabalhistas e criou o ministério do trabalho.
  • C Garantiu o descanso semanal remunerado e criou empresas privadas de base.
  • D Garantiu o voto secreto e a criação do ministério das cidades.
Juventude sem terra vai continuar erguendo nossas bandeiras, projeta dirigente sobre 40 anos do MST
No marco de quatro décadas de existência, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizou em julho o seu 7º Congresso Nacional em Brasília (DF).
Projetar para mais 40 anos é principalmente trabalhar a juventude sem terra que vai continuar erguendo as nossas bandeiras. E a nossa luta permanece no sentido de implementar aquilo que a gente entende como reforma agrária popular", afirma Eró Silva, da direção nacional do MST.
https://www.brasildefatorj.com.br/2024/02/21/juventude-sem-terra-vai-continuar-erguendo-nossas-bandeiras-projeta-dirigente-sobre-40-anos-do-mst Adaptado
Sobre o MST- Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e a Reforma Agrária no Brasil julgue os itens:

I.O objetivo do movimento é a democratização do acesso à terra, sendo a propriedade um recurso natural fundamental para a maior autonomia do produtor rural.
II.As ocupações do movimento ocorrem em terras consideradas produtivas, improdutivas ou que foram griladas, visando à ação do governo brasileiro sobre essas propriedades para que elas passem a cumprir a sua função social.
III.A Reforma Agrária é um conjunto de medidas voltadas para a melhor distribuição da terra. Para atender aos princípios de justiça social e aumento de produtividade, essa distribuição se faz mediante modificações no regime de posse e uso.
IV.O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é um movimento social, de massas, estatal, que procura articular e organizar os trabalhadores rurais e a sociedade para conquistar a Reforma Agrária e um Projeto Popular para o Brasil.

Marque a opção correta.
  • A Estão corretas I e III.
  • B Estão corretas II e IV.
  • C Estão corretas I e II.
  • D Estão corretas III e IV.

A atividade laboral deixa de ser uma manifestação essencial do homem, para ser um "trabalho forçado", não voluntário, mas determinado pela necessidade externa. Por isso, o trabalho deixa de ser a "satisfação de uma necessidade, mas apenas um meio para satisfazer necessidades externas a ele". O trabalho não é uma feliz confirmação de si e desenvolvimento de uma livre energia física e espiritual, mas antes sacrifício de si e mortificação. A consequência é uma profunda degeneração dos modos do comportamento humano;"
Assinale a alternativa que apresenta o conceito expresso no texto:

  • A Equidade de renda per capita.
  • B Alienação do trabalho.
  • C Padronização da classe trabalhadora.
  • D Informalização das atividades laborais.