Prova da Prefeitura Municipal de Ouro Verde - Professor - Educação Física - CONSESP (2018) - Questões Comentadas

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No início do século passado, a Educação Física ainda recebia o nome de ginástica e foi incluída no currículo do Estado da Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo. Nessa mesma época, a Educação Física sofria uma forte influência do movimento escola-novista, que evidenciou a importância da atividade física no desenvolvimento integral do ser humano. Portanto, podemos afirmar que a Educação Física que se aplicava tinha seus pilares nos métodos

  • A asiáticos, os quais se firmavam em princípios anatômicos. A base do movimento era de natureza cultural, política e social conhecida como: Movimento Ginástico, e foi a primeira sistematização da Educação Física no Oriente.
  • B ocidentais, os quais se firmavam em princípios anatômicos. A base do movimento era de natureza cultural, social e científica conhecida como: Movimento Ginástico Europeu, e foi a segunda sistematização da Educação Física no Ocidente.
  • C americanos, os quais se firmavam em princípios filosóficos. A base do movimento era de natureza social, política e científica conhecida como: Movimento Ginástico Europeu, e foi a terceira sistematização da Educação Física no Ocidente.
  • D europeus, os quais se firmavam em princípios biológicos. A base do movimento era de natureza cultural, política e científica conhecida como: Movimento Ginástico Europeu, e foi a primeira sistematização da Educação Física no Ocidente.

Por cultura corporal entende-se todos os movimentos, cujos significados têm sido construídos em função das diferentes necessidades, interesses e possibilidades corporais humanas presentes nas diferentes culturas em diversas épocas da história. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN/BRASIL, 1997) definem a Educação Física como disciplina curricular cujo objetivo é introduzir e integrar o aluno na cultura corporal, formando o cidadão que vai produzir, reproduzir e transformar os elementos desta cultura de modo que possa usufruir dos mesmos em benefício do exercício crítico da cidadania e da qualidade de vida. Sendo assim, podemos afirmar que

  • A as brincadeiras, as diversas modalidades esportivas, as atividades rítmicas e expressivas, a dança, as lutas e as práticas corporais alternativas, além de outras manifestações, não são elementos da cultura corporal e como tal, conteúdos não são aprendidos pelos alunos nas aulas de Educação Física.
  • B os jogos, as brincadeiras, as diversas modalidades esportivas, as atividades rítmicas e expressivas, a dança, as lutas e as práticas corporais alternativas, além de outras manifestações, são elementos da cultura corporal e como tal, conteúdos a serem aprendidos pelos alunos nas aulas de Educação Física.
  • C os jogos, as brincadeiras, as atividades rítmicas e expressivas, a dança, com exceção das lutas são elementos da cultura corporal e como tal, conteúdos a serem aprendidos pelos alunos nas aulas de Educação Física.
  • D os jogos, as brincadeiras, as atividades rítmicas e expressivas, as lutas, com exceção da dança e das práticas corporais alternativas são elementos da cultura corporal e como tal, conteúdos a serem aprendidos pelos alunos nas aulas de Educação Física.

No passado, a Educação Física teve seus paradigmas estritamente ligados às instituições militares e à classe médica (higienista). Com a visão de melhorar a qualidade de vida, muitos médicos adotaram a forma higienista e buscaram modificar os hábitos de saúde e higiene da população (BRASIL, 2001). Seguindo essa concepção, a Educação Física favorecia a educação do corpo, tendo como meta a

  • A constituição de um físico saudável e equilibrado organicamente, ou seja, menos suscetível às doenças.
  • B visão de um corpo saudável e desequilibrado organicamente, ou seja, mais suscetível às doenças.
  • C constituição de um físico equilibrado, não se importando com a saúde e o risco de doenças.
  • D visão de um físico saudável e equilibrado, ou seja, mais suscetível às doenças.

Informação sensorial sobre a posição do corpo e suas partes, a extensão e a força do movimento, a tensão muscular, a pressão física. Todas se originam do aparelho vestibular, dos órgãos tendinosos de Golgi, dos fusos musculares e/ou dos receptores das juntas. Eles transmitem informações ao cérebro sobre a atividade, particularmente em relação aos movimentos voluntários coordenados.
O texto refere-se à

  • A lateralidade.
  • B força.
  • C propriocepção.
  • D prontidão motora.

“A Educação Física deve assumir a responsabilidade de formar um cidadão capaz de posicionar-se criticamente diante das novas formas da cultura corporal de movimento... A Educação Física enquanto componente curricular da Educação Básica deve assumir então uma outra tarefa: introduzir e integrar o aluno na cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la.”
Na citação acima, fica claro que os objetivos se modificaram e que nossa função, como professores, nos proporcionam maiores responsabilidades, pois

  • A contribuímos em parte na formação do caráter de nossos alunos, preparando-os para a vida com deveres, tendo uma visão crítica para viverem em sociedade. “A integração que possibilitará o usufruto da cultura de movimento não há de ser plena – é afetiva, social, cognitiva e motora. Vale dizer, é a integração do seu caráter.”
  • B estamos ajudando na formação do caráter de nossos alunos, preparando-os para a vida com deveres e direitos, tendo uma visão crítica e ética para viverem em sociedade. “A integração que possibilitará o usufruto da cultura corporal de movimento há de ser plena – é afetiva, social, cognitiva e motora. Vale dizer, é a integração de sua personalidade.”
  • C estamos ajudando na formação do psicológico de nossos alunos, preparando-os para a vida com direitos, tendo uma visão na maioria das vezes ética, para viverem em sociedade. “A integração que possibilitará o usufruto da cultura corporal de movimento há de ser afetiva, social, física e motora. Vale dizer, depende da integração de sua personalidade.”
  • D estamos ajudando na formação da ética de nossos alunos, preparando-os quase sempre para a vida com deveres e direitos, tendo uma visão diferente para viverem em sociedade. “A integração que possibilitará o usufruto da cultura corporal de movimento não há de ser plena – é afetiva, social, cognitiva e motora. Vale dizer, é a integração de sua personalidade.”