Questão 2 Comentada - Prefeitura Municipal de Ouro Verde - Professor - Educação Física (2018)

Por cultura corporal entende-se todos os movimentos, cujos significados têm sido construídos em função das diferentes necessidades, interesses e possibilidades corporais humanas presentes nas diferentes culturas em diversas épocas da história. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN/BRASIL, 1997) definem a Educação Física como disciplina curricular cujo objetivo é introduzir e integrar o aluno na cultura corporal, formando o cidadão que vai produzir, reproduzir e transformar os elementos desta cultura de modo que possa usufruir dos mesmos em benefício do exercício crítico da cidadania e da qualidade de vida. Sendo assim, podemos afirmar que

  • A as brincadeiras, as diversas modalidades esportivas, as atividades rítmicas e expressivas, a dança, as lutas e as práticas corporais alternativas, além de outras manifestações, não são elementos da cultura corporal e como tal, conteúdos não são aprendidos pelos alunos nas aulas de Educação Física.
  • B os jogos, as brincadeiras, as diversas modalidades esportivas, as atividades rítmicas e expressivas, a dança, as lutas e as práticas corporais alternativas, além de outras manifestações, são elementos da cultura corporal e como tal, conteúdos a serem aprendidos pelos alunos nas aulas de Educação Física.
  • C os jogos, as brincadeiras, as atividades rítmicas e expressivas, a dança, com exceção das lutas são elementos da cultura corporal e como tal, conteúdos a serem aprendidos pelos alunos nas aulas de Educação Física.
  • D os jogos, as brincadeiras, as atividades rítmicas e expressivas, as lutas, com exceção da dança e das práticas corporais alternativas são elementos da cultura corporal e como tal, conteúdos a serem aprendidos pelos alunos nas aulas de Educação Física.