Questão 5 Comentada - Prefeitura Municipal de Ouro Verde - Professor - Educação Física (2018)

“A Educação Física deve assumir a responsabilidade de formar um cidadão capaz de posicionar-se criticamente diante das novas formas da cultura corporal de movimento... A Educação Física enquanto componente curricular da Educação Básica deve assumir então uma outra tarefa: introduzir e integrar o aluno na cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la.”
Na citação acima, fica claro que os objetivos se modificaram e que nossa função, como professores, nos proporcionam maiores responsabilidades, pois

  • A contribuímos em parte na formação do caráter de nossos alunos, preparando-os para a vida com deveres, tendo uma visão crítica para viverem em sociedade. “A integração que possibilitará o usufruto da cultura de movimento não há de ser plena – é afetiva, social, cognitiva e motora. Vale dizer, é a integração do seu caráter.”
  • B estamos ajudando na formação do caráter de nossos alunos, preparando-os para a vida com deveres e direitos, tendo uma visão crítica e ética para viverem em sociedade. “A integração que possibilitará o usufruto da cultura corporal de movimento há de ser plena – é afetiva, social, cognitiva e motora. Vale dizer, é a integração de sua personalidade.”
  • C estamos ajudando na formação do psicológico de nossos alunos, preparando-os para a vida com direitos, tendo uma visão na maioria das vezes ética, para viverem em sociedade. “A integração que possibilitará o usufruto da cultura corporal de movimento há de ser afetiva, social, física e motora. Vale dizer, depende da integração de sua personalidade.”
  • D estamos ajudando na formação da ética de nossos alunos, preparando-os quase sempre para a vida com deveres e direitos, tendo uma visão diferente para viverem em sociedade. “A integração que possibilitará o usufruto da cultura corporal de movimento não há de ser plena – é afetiva, social, cognitiva e motora. Vale dizer, é a integração de sua personalidade.”