Prova da Prefeitura de Iporã do Oeste - Professor - Artes e Educação Artística - AMEOSC (2025) - Questões Comentadas

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Visando aumentar o engajamento dos alunos nas atividades culturais e artísticas promovidas em uma escola pública, um professor de Artes planeja implementar diversas estratégias pedagógicas.

Todas as alternativas abaixo apresentam abordagens que tendem a fomentar a participação ativa dos estudantes, EXCETO:

  • A Limitar as atividades artísticas em sala de aula à reprodução de obras clássicas consagradas, garantindo que os alunos da escola pública tenham contato com o patrimônio artístico universal.
  • B Incentivar a criação de projetos artísticos coletivos entre os alunos da escola pública, explorando diferentes linguagens e valorizando a expressão de suas próprias vivências e identidades culturais.
  • C Integrar as atividades culturais e artísticas ao currículo da escola pública, mostrando a relevância dos conteúdos para o desenvolvimento pessoal e a formação cidadã dos alunos.
  • D Promover visitas a equipamentos culturais públicos como museus comunitários, centros culturais e espaços de apresentação locais, seguidas de discussões e atividades de reflexão sobre as experiências vivenciadas.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece seis dimensões do conhecimento que fundamentam o ensino de Arte, visando garantir uma experiência artística completa e significativa para os estudantes. Essas dimensões se interconectam e orientam as práticas pedagógicas, promovendo o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do pensamento crítico e da autonomia dos alunos em relação às diversas manifestações artísticas e culturais. Elas se manifestam nas interações dos estudantes com as diferentes linguagens da arte e com o patrimônio cultural.
São dimensões do conhecimento para o ensino de Artes citadas na BNCC, EXCETO:

  • A Criação.
  • B Contextualização.
  • C Fruição.
  • D Estesia.

A arte, em suas diversas formas de expressão, desempenha um papel crucial na vida cotidiana, influenciando a maneira como percebemos e interagimos com o mundo ao nosso redor. Além de proporcionar beleza e entretenimento, a arte pode servir como uma poderosa ferramenta de conscientização sobre questões sociais e ambientais, promovendo práticas de desenvolvimento sustentável. Através de projetos artísticos, intervenções comunitárias e expressões culturais, a arte pode inspirar mudanças de comportamento e incentivar a reflexão crítica sobre o impacto das ações humanas no planeta. Com base nesse tema, leia as afirmações a seguir sobre o impacto da arte na vida cotidiana e no desenvolvimento sustentável. Assinale "V" para verdadeiro e "F" para falso.

(_)A arte é apenas uma forma de entretenimento e não tem relevância nas discussões sobre sustentabilidade e questões sociais.
(_)Projetos artísticos comunitários podem ajudar a sensibilizar a população sobre a importância da preservação ambiental e o uso consciente dos recursos naturais.
(_)A arte pode ser utilizada como uma ferramenta de protesto e resistência, promovendo mudanças sociais e ambientais significativas, assim sendo, o desenvolvimento sustentável não guarda relação com a arte, pois esta última é uma atividade que consome recursos e não contribui para a conscientização.

Assinale a alternativa com a sequência correta.

  • A F − F − V.
  • B V − F − F.
  • C F − V − F.
  • D F − V − V.

A representação cênica, como manifestação artística, articula diversos elementos para construir a experiência teatral. Considerando os elementos formais − texto, corpo, voz, espaço cênico e iluminação − e tomando como referência uma obra teatral com rica interação entre eles, como o conhecido "Auto da Compadecida" de Ariano Suassuna, assinale a alternativa que descreve corretamente a relação entre esses elementos na concretização da cena:

  • A A integração dinâmica e expressiva entre o texto, o corpo do ator, a modulação da voz, a organização do espaço e o uso da iluminação contribui para a criação de atmosferas, a comunicação de emoções e a construção da narrativa cênica.
  • B A voz, na cena teatral, possui a função principal de veicular as falas dos personagens de forma clara e audível, sendo variações de ritmo, tom e volume recursos dispensáveis para a construção de significados.
  • C O espaço cênico ideal é aquele que busca a máxima neutralidade, evitando elementos que possam desviar a atenção do público do texto principal e da atuação dos atores, considerados os únicos elementos essenciais.
  • D O corpo do ator atua como um mero veículo de transmissão do texto, restringindo-se a movimentos funcionais e desprovidos de intencionalidade expressiva que extrapolem a literalidade das palavras.

Analise os dois parágrafos distintos a seguir, que descrevem características de diferentes elementos formais da representação cênica:

I-A representação cênica se constrói a partir da interação de diversos elementos que, em sua singularidade e conjunto, comunicam e expressam a narrativa dramática. O primeiro deles se manifesta através da palavra falada ou escrita, estruturando a ação, revelando conflitos e delineando as personagens em suas motivações e relações. Sua força reside na capacidade de transmitir informações, emoções e ideias de forma direta ou subtextual, sendo a base textual sobre a qual os demais elementos se articulam.
II-Em contrapartida, outro elemento essencial se revela na materialidade do intérprete, na expressividade de seus gestos, posturas e movimentos. A ausência de palavras não diminui seu poder comunicativo; ao contrário, o silêncio e a fisicalidade podem carregar significados profundos, construindo atmosferas, representando estados de espírito e narrando ações de maneira visceral e imediata, transcendendo as barreiras da linguagem verbal.

Considerando as características apresentadas, os parágrafos I e II descrevem, respectivamente, os seguintes elementos formais da representação cênica:

  • A Espaço Cênico e Iluminação.
  • B Voz e Espaço Cênico.
  • C Texto e Corpo.
  • D Corpo e Voz.