Questões de Linguagem e Encenação Teatral (Artes Cênicas)

Limpar Busca

Existem muitos tipos de teatro: tradicional, musical, interativo, monólogo, ao ar livre, de fantoches ou marionetes, de sombras, e lambe-lambe. Além disso, o teatro pode ser classificado por gênero, como tragédia, comédia, drama, e por estilo, como grego, japonês, medieval ou renascentista.
Considerando o gênero teatral, estabeleça a relação entre os termos listados abaixo e seu correspondente.

1. Tragédia
2. Comédia
3. Drama

( ) Édipo Rei
( ) Hamlet
( ) Sonho de uma noite de verão

Assinale a opção que apresenta a sequência correta, na ordem apresentada.

  • A 1, 2 e 3.
  • B 1, 3 e 2.
  • C 2, 1 e 3.
  • D 2, 3 e 1.
  • E 3, 2 e 1.

Para Reverbel (1996), a definição de jogo dramático é:

  • A representação que consiste na reprodução exata de uma pessoa, de um animal ou de uma ação.
  • B técnica aplicada nas atividades de expressão dramática. Consiste na criação espontânea a partir de um fato, situação ou ação proposta.
  • C jogo do ator em cena a partir do texto criado pelo dramaturgo. Há diversos métodos, sendo os mais importantes o de Stanislávski e o de Bertolt Brecht.
  • D improvisação a partir de temas ou situações. Também denominado jogo teatral, é uma criação e representação coletiva, bastante aplicada em escolas.
  • E movimentação dos atores em cena, em função do texto da peça teatral: entradas, saídas, posturas. Pode ser representada por anotações gráficas ou maquetes.

O objetivo fundamental de suas pesquisas é estabelecer a total intimidade entre o ator e a personagem, para que haja a identificação de ambos. Narra o teórico, em Minha vida na arte, que os seus atores, para se impregnarem dos papéis, para “entrarem na pele das personagens”, escolhiam um dia para viver a vida delas, de acordo com as indicações do texto. Cada diálogo, cada observação, cada comportamento visava a reproduzir a psicologia da personagem, se o autor a surpreendesse naquela circunstância. Não pode haver mais proveitoso exercício para animação de um papel, do que aquele no qual o ator elabora, em todos os pormenores, o inteiro caráter retratado.

(Magaldi, 1985. Adaptado)

O texto descreve o método de interpretação elaborado por

  • A Bertolt Brecht.
  • B William Shakespeare.
  • C Constantin Stanislávski.
  • D Augusto Boal.
  • E José Celso Martinez Corrêa.
“A Sequência Didática é uma forma de planejamento pedagógico que possui inúmeras vantagens para a promoção da aprendizagem ativa. No que diz respeito às escolhas metodológicas realizadas pelo professor, é possível incluir diferentes abordagens para o trabalho pedagógico.”

Adaptado de Cadernos Pedagógicos: Ensino Fundamental Anos Iniciais. SEDUC MT-2018.p.8.

Ao iniciar uma proposta teatral para a Mostra Cultural, cabe ao professor desenvolver uma sequência didática com a finalidade de encorajar os estudantes a sentir prazer, adquirir conhecimento e se desenvolver gradativamente no processo.
Ordene as propostas que o professor deve seguir.

1.Fazer uma montagem teatral a partir de textos literários.
2.Trabalhar o aquecimento, desinibição, interação entre os estudantes.
3.Sugerir jogos teatrais com improvisação.

A sequência didática correta é.
  • A 2- 1- 3
  • B 1- 3- 2
  • C 2- 3- 1
  • D 1- 2- 3
  • E 3- 1- 2

Espaço concretamente perceptível pelo público e que consiste em cada uma das unidades de ação de uma peça. Lugar onde as personagens se movimentam: palco, estrado, tablado etc.
(Reverbel, 1996.)

O excerto define, para a autora,

  • A a construção dramática.
  • B a continuidade.
  • C a improvisação dramática.
  • D a imaginação dramática.
  • E o espaço cênico.