Prova da Prefeitura de Iporã do Oeste - Assistente de Educação - AMEOSC (2025) - Questões Comentadas

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O código de ética fundamenta-se em direitos e deveres, e é aplicado em todos os campos, desde a estrutura familiar e o papel de cada indivíduo, à ética nos negócios, nas ciências, entre outros:

I. O objeto da ética é o estudo do comportamento humano e o seu objetivo é estabelecer níveis de convivência aceitáveis entre os indivíduos de uma sociedade (LISBOA et al., 1997).
II. Ética e moral são termos usados pelo senso comum como sinônimos, mas há diferenças fundamentais em seus significados: ética representa o costume, enquanto moral é definida como o caráter.

Fonte: DE OLIVEIRA, Luzia Avance; DE LIMA OLIVEIRA, Edevamilton. Ética Profissional no Ambiente de Trabalho.

Sobre os excertos, assinale a alternativa CORRETA.

  • A Somente o excerto I está correto.
  • B Somente o excerto II está correto.
  • C Os excertos I e II estão corretos.
  • D Os excertos I e II estão incorretos.

A ata é um documento que faz parte da escrituração escolar. Existem diferentes atas com finalidades distintas, tais como a ata de resultados finais, a ata descritiva, entre outras. No caso da ata descritiva, essa registra, de forma exata e metódica, as ocorrências e decisões tomadas nas assembleias, reuniões ou sessões realizadas por comissões, conselhos, congregações, corporações ou outras entidades semelhantes.

Fonte: Escola Estadual de Educação Profissional - EEEP. Curso Técnico em Secretaria Escolar. Secretaria da Educação. Governo do Estado do Ceará.

A ata descritiva é um documento de valor formal, que deve apresentar algumas características próprias, tais como:

I. A ata é um registro fiel dos fatos ocorridos em determinado evento e sua linguagem deve ser simples, clara, precisa e concisa.
II. Não se fazem parágrafos ou se deixam espaços entre as palavras.
III. Não deve ser lançada em livro próprio devidamente autenticado ou em formulários específicos que tenham rubricas ou numerações de páginas.

É CORRETO o que se afirma em:

  • A I apenas.
  • B I, II e III.
  • C I e II apenas
  • D II e III apenas.

Os registros e o arquivamento dos documentos de um ambiente escolar favorecem o esclarecimento de dúvidas, atesta a expedição e o recebimento de documentos e permite agilidade na consulta dos mesmos.

Fonte: Organização e Funcionamento da Secretaria. Escola Estadual de Educação Profissional - EEEP. Curso Técnico em Secretaria Escolar. Secretaria da Educação. Governo do Estado do Ceará.

Abaixo estão contidas algumas características corretamente estabelecidas para o ambiente de secretaria, EXCETO:

  • A Os serviços de uma secretaria podem depender da memória de quem os manuseia.
  • B Legalmente, os sistemas de ensino possuem liberdade de organização de seus próprios modelos de registro.
  • C Os documentos que apresentam dados pessoais do aluno, legalmente, não podem ficar retidos mais de quinze dias na escola.
  • D Por vezes, é necessária a adoção de mais de um critério para a organização de um arquivo.

A Constituição Federal (Art. 205) estabelece que a educação é um direito de todos, estabelecendo a participação de alguns atores, tais como o Estado (I), a família (II) e a sociedade (III). A educação de todos visa o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Assinale a alternativa CORRETA que contemple a participação de cada ator (I, II e III) no cenário educacional.

  • A I.colaboração, II.dever, III.dever.
  • B I.dever, II.colaboração, III.colaboração.
  • C I.dever, II.colaboração, III.dever.
  • D I.dever, II.dever, III.colaboração.

O Assistente de Educação é um profissional que atua na participação tanto de atividades administrativas quanto de atividades pedagógicas no ambiente escolar. Dessa forma, abaixo estão descritas algumas competências que se relacionam a esse profissional, dentre elas, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A Preparar e secretariar reuniões, quando convocado pela direção, e efetuar o registro das deliberações e decisões da escola.
  • B Assinar, com o Diretor, os documentos escolares que forem expedidos, inclusive os certificados de conclusão de etapa do ensino.
  • C Participar da elaboração do Projeto Político Pedagógico, juntamente com o Diretor, e supervisionar o desenvolvimento do mesmo pelos professores.
  • D Apresentar ao Diretor, em tempo hábil, todos os documentos que devem ser assinados.