Prova da Polícia Civil do Estado do Acre (PC-AC) - Escrivão de Polícia - IBADE (2017) - Questões Comentadas

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Sobre o texto leia as afirmativas a seguir.

I. A autora mostra sua opinião sobre uma questão de cidadania a fim de fazer com que o leitor pare para refletir e valorize o mestiço como raça, não como estereótipo de beleza ou de sexualidade.

II. A referência ao europeu colonizador norteia a discussão e aponta para a importância da data além de enfatizaro orgulho do negro.

III. A autora conta os acontecimentos, situando-os no tempo e no espaço, chamando atenção para uma verdade peculiar ao século passado.

Está correto o que se afirma em:

  • A I, II e III
  • B I e II apenas .
  • C I. apenas
  • D II e III. apenas
  • E I e III. apenas .

A invenção da escrita tornou possível a um ser humano criar num dado tempo e lugar uma série de sinais, a que pode reagir outro ser humano, noutro tempo e lugar. Portanto, é verdadeiro afirmar que alguns textos literários promovem interação autor/leitor.

Aponte a alternativa que possui uma transcrição que comprova que o texto dialoga diretamente com o leitor.

  • A “Não vale indagar se a nossa avó chegou aqui de caravela ou de navio negreiro, se nasceu em taba de índio ou na casa-grande.”
  • B "Ao se afirmar " negro'' o mestiço faz bonito, pois assume no total a cor que o branco despreza."
  • C “O assunto é delicado; em questão de raça, deve-se tocar nela com dedos de veludo.”
  • D Preconceito também e dos péssimos, pois a mulata só era valorizada como objeto sexual, capaz de satisfazer a consciência dos homens.”
  • E "O europeu colonizador tem - ou tinha - uma lei: teve uma parte de sangue negro - é negro.”

Considerando as posições expressas no texto em relação à valorização do mestiço, é correto afirmar que:

  • A entre os pares NEGRO /MESTIÇO e NEGRA/MULATA estabelece-se, no texto uma relação semântica de igualdade.
  • B o articulador MAS em “Mas quem tinha razão era eu.” introduz uma ideia que se contrapõe ao que foi dito anteriormente.
  • C o adjetivo PURO, no terceiro parágrafo, refere-se à importância da mulataria do povo brasileiro.
  • D o verbo POLUI-se, em “polui-se a nobre linfa ariana” valoriza a negação do preconceito diante dos que são racistas.
  • E o elogio ao mulato reside na valorização da negritude e da dose da sua mistura de raça.

Rachel de Queiroz inicia o quarto parágrafo fazendo referência ao escritor Gilberto Freyre, recorrendo a um recurso comum a textos dissertativos argumentativos.

Esse recurso constitui um argumento de:

  • A causalidade.
  • B autoridade.
  • C contestação
  • D contraposição
  • E proporcionalidade.

Sobre o elemento destacado em “Não vale indagar SE a nossa avó chegou aqui de caravela ou de navio negreiro” é correto afirmar que:

  • A é uma conjunção condicional que enuncia uma dúvida.
  • B inicia uma oração cuja função sintática é objeto direto.
  • C introduz uma oração que é complemento nominal da primeira oração.
  • D é uma conjunção adverbial que introduz um adjunto adverbial.
  • E atribuí ideia reflexiva à oração a que pertence.