Prova do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IF-MT) - Professor - Administração - IF-MT (2014) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Assinale a alternativa que apresenta correta correlação entre a relação de sentido e o exemplo dado no fragmento.

  • A Finalidade → As empresas hoje precisam inovar se quiserem sobreviver.
  • B Acréscimo → Devem ainda agir com discrição, como os ninjas.
  • C Oposição → Ter um plano definido é essencial, contudo ele tem de ser uma estratégia viva.
  • D Condição → Mesmo a operação mais bem planejada pode ser alterada.

A leitura do texto permite afirmar que o autor

  • A critica o fato de haver inquirição dos candidatos ao doutoramento.
  • B lamenta seu tempo de professor universitário, o que não lhe traz boas lembranças.
  • C relata uma experiência de tempo passado sem expressar reflexão a respeito.
  • D advoga a tese de que os candidatos ao doutoramento devem ter suas próprias ideias.

Sobre o segmento a leitura só é boa quando é bovina, quando leva à ruminação, pode-se ter a seguinte interpretação:

  • A A leitura torna-se significativa quando leva tempo a ser realizada.
  • B Se ruminar indica mastigação lenta, leitura boa significa demorada.
  • C Quando a leitura produz reflexão, torna-se significativa.
  • D Leitura bovina é leitura de grandes obras, clássicos da literatura.

Em relação ao sentido expresso por termos usados no texto, analise as afirmativas.


I - Na linha 1, a palavra ainda tem valor semântico relacionado a tempo.


II - A expressão com antecedência (linha 2) indica uma circunstância de tempo.


III - A palavra também (linha 12) apresenta ideia de comparação.


IV - Na linha 11, o termo talvez indica ideia de dúvida.


Estão corretas as afirmativas

  • A I, II, III e IV.
  • B I, II e IV, apenas.
  • C II, III e IV, apenas.
  • D I e III, apenas.

Assinale o trecho que revela ideia de causa-consequência.

  • A Quando eu ainda era professor universitário, fui nomeado presidente de uma comissão que iria examinar os candidatos ao doutoramento.
  • B Aí no dia do exame eu tive uma ideia que submeti aos meus colegas e eles concordaram.
  • C E, em oposição àqueles que ensinam leitura dinâmica, Schopenhauer afirma que a leitura só é boa quando é bovina, quando leva à ruminação.
  • D De tanto ler o que os outros pensavam, eles se haviam esquecido daquilo que eles mesmos pensavam.