Prova do Escola Superior de Educação Física de Jundiaí - SP (ESEF) - Assistente Administrativo - VUNESP (2019) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Do ponto de vista do autor, adolescentes

  • A precisam ser controlados, caso contrário exercem uma força capaz de vencer a resistência dos mais velhos.
  • B são adversários temíveis, pois sempre conseguem argumentar com base em princípios racionais.
  • C representam ideias contemporâneas e se mostram intransigentes na defesa de interesses pessoais.
  • D são obstinados e capazes de usar estratagemas diversos para afirmar suas ideias.
  • E têm atitudes nem sempre defensáveis, apesar de se mostrarem prontos a ocupar cargos de destaque.

É correto afirmar que o autor faz referência ao ativismo da adolescente Greta Thunberg em favor do ambiente,

  • A compondo uma caricatura de um possível embate de ideias entre ela e o presidente norte-americano.
  • B denunciando explicitamente o descaso da autoridade máxima dos Estados Unidos diante do problema ambiental.
  • C expressando criticamente a questão das alterações climáticas, apontando a responsabilidade dos governantes.
  • D demonstrando antipatia pela atitude impositiva da adolescente, que é comparada às filhas dele.
  • E propondo transformá-la em símbolo da luta dos jovens pelas causas ambientais, que podem garantir o futuro dessa geração.

O texto traça um retrato dos adolescentes em tom de

  • A crítica sutil, tendo em vista que ridiculariza a atuação deles em situações que exigem decisões importantes.
  • B clara recriminação, apontando neles comportamentos infantis que não podem ser vistos com seriedade.
  • C fino humor, expondo estereótipos de seu comportamento, mas depositando neles esperança.
  • D julgamento disfarçado, tendo em vista que eles mostram agir por pura irreverência, sem conhecimento de causa.
  • E zombaria, atribuindo a eles atitudes reveladoras de omissão diante de questões humanitárias sérias.

Para responder à questão, considere a seguinte passagem do texto.

Nem sequer o velho estratagema de a mandar para a escola para descansar um pouco resulta, porque agora a adolescente pode argumentar que gostaria muito de ir para a escola, mas não pode porque o mundo precisa dela.


É correto afirmar que a conjunção destacada expressa a ideia de

  • A oposição, que pode ser expressa também por “entretanto”.
  • B restrição, que pode ser expressa também por “contanto que”.
  • C ressalva, que pode ser expressa também por “apesar de que”.
  • D condição, que pode ser expressa também por “desde que”.
  • E concessão, que pode ser expressa também por “embora”.

Para responder à questão, considere a seguinte passagem do texto.

Nem sequer o velho estratagema de a mandar para a escola para descansar um pouco resulta, porque agora a adolescente pode argumentar que gostaria muito de ir para a escola, mas não pode porque o mundo precisa dela.


Assinale a alternativa em que a palavra ou expressão destacada esteja usada no sentido figurado.

  • A ...e, por isso, tomou a medida mais drástica que se pode tomar... (1° parágrafo)
  • B Tenho sofrido muito nas mãos destas políticas engenhosas e implacáveis. (2° parágrafo)
  • C A única vantagem é que Trump pode usar a estratégia infantil de tapar os ouvidos... (3° parágrafo)
  • D ...mas não pode porque o mundo precisa dela. É xeque-mate. (4° parágrafo)
  • E Os salários passam a se chamar mesada, e ele consegue um aumento de 50%... (5° parágrafo)