Prova da Câmara de Bombinhas - Procurador Jurídico - FURB (2024) - Questões Comentadas

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Em "'Não dá para naturalizar esse sono entrecortado, tanto tempo no transporte público em condições tão difíceis. Não dá para naturalizar esse isolamento, essa impossibilidade das relações serem vividas'", temos uma figura de linguagem de construção, em que uma palavra ou termo é repetido deliberadamente, com o intuito de dar ênfase à ideia dessa palavra ou termo. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome da figura de linguagem presente no excerto:

  • A Pleonasmo.
  • B Epístrofe.
  • C Anáfora.
  • D Elipse.
  • E Assíndeto.

A partir da leitura do texto é possível compreender e inferir várias ideias a respeito do mundo do trabalho no Brasil, especialmente sobre a escala 6X1. Analise as proposições que seguem e marque V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)A questão do trabalho no Brasil é uma questão construída historicamente e passa pelo período da escravidão, cujos ideais ainda perduram até os dias de hoje na forma como a classe trabalhadora é vista e tratada. Nesse contexto, a população mais explorada pela escala 6X1 é a população negra, a quem, de alguma forma, ainda é negado o direito à vida e à própria existência.
(__)Um número considerável de pessoas imersas na escala 6X1 defendem o modelo porque, na verdade, elas não sabem como existir de outra forma, normalizando o fato de serem vistas apenas como um corpo que funciona como uma máquina de produzir. Muitas nasceram nesse modelo de escala, a 6X1, e não conhecem outra forma de trabalho.
(__)Apesar da distância temporal e de contexto histórico, a reflexão proposta pela psicóloga dialoga com o "O último discurso", de "O grande ditador", de Charles Chaplin, no trecho: "Soldados! Não vos entregueis a esses brutais... que vos desprezam... que vos escravizam... que arregimentam as vossas vidas... que ditam os vossos atos, as vossas ideias e os vossos sentimentos! Que vos fazem marchar no mesmo passo, que vos submetem a uma alimentação regrada, que vos tratam como um gado humano e que vos utilizam como carne para canhão! Não sois máquina! Homens é que sois!".

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

  • A V − F − V.
  • B F − F − V.
  • C V − V − V
  • D F − V − F.
  • E V − V − F.

Por se tratar de uma entrevista oral, certas marcas de oralidade, bem como certos desvios da gramática normativa da língua portuguesa são aceitos porque não causam prejuízo na informação dada, nem na compreensão do(da) interlocutor(a). Analise as proposições que seguem:

I.Em "Há uma marca da exaustão, do esgotamento, mesmo em situações onde é possível parar", o pronome relativo "onde" foi usado inadequadamente, pois, seu uso, pela gramática normativa, restringe-se apenas para se referir a lugar, o que não acontece no trecho destacado.
II.Em "Para além de pensar em uma determinada classe, um grupo de serviços, a gente pensa em vida além do trabalho. Que vida é essa que a gente está vivendo, construindo e colocando para as gerações seguintes?", o uso da expressão "a gente" é um uso comum da oralidade e equivale à 1ª pessoa do plural.
III.Em "não é possível a uma pessoa trabalhadora poder sequer dormir bem se ela trabalha numa escala 6×1", houve um erro de grafia porque quem transcreveu a entrevista pode ter se confundido; o correto seria "se quer".
IV.Em "Aí a gente pode compreender por que uma pessoa que trabalha na escala 6×1 pode fazer um discurso que apoia essa escala: porque elas nem sabem que outro modo de existir é possível", o uso do termo destacado está equivocado, uma vez que ele introduz uma explicação, exigindo o uso de "porque", como na segunda ocorrência, nesse mesmo excerto.

É correto o que se afirma em:

  • A II, III e IV, apenas.
  • B I, apenas.
  • C III e IV, apenas.
  • D I e II, apenas.
  • E I, II, III e IV.

De acordo com o texto, existe vida além do trabalho. A esse respeito e tendo como referência a leitura do texto, analise as assertivas que seguem:

I.O trabalho é uma das dimensões da vida e, ao se sobrepor a todas as outras dimensões, ocupando a maior parte do tempo das pessoas, ele passa a ser comparado ao trabalho análogo à escravidão, posto que anula a possibilidade de vida.
II.A existência de uma pessoa passa, por exemplo, pelo convívio com a família. Mas no mundo atual, é necessário que as pessoas saibam equilibrar seu cotidiano familiar, como acompanhar o desenvolvimento das crianças, participar de atividades escolares, ter momentos de lazer em família, com as exigências e necessidades do trabalho, o qual, às vezes, pede mais dedicação da pessoa, podendo implicar em ter apenas um ou nem um dia de folga na semana.
III. Entender e lutar pelo direito de ter vida além do trabalho passa por entender e garantir o direito de existir e de viver bem, enxergando-se como sujeito. Isso só é possível quando se tem consciência de uma vida multidimensional, o que inclui: conseguir descansar, qualidade e tempo de sono, rotina alimentar de qualidade, etc.
IV.A saúde mental é essencial para qualquer pessoa e estudos mostram o impacto do sono, do lazer e das relações sociais saudáveis, relações familiares, amizades e um círculo social saudável no bem-estar físico. A viabilidade dessa saúde está relacionada à pessoa existir para além do trabalho.

É correto o que se afirma em:

  • A I, II, III e IV.
  • B I e III, apenas.
  • C I, III e IV, apenas.
  • D II e IV, apenas.
  • E II, apenas.

O excerto que segue é um fragmento do texto Ponciá Vicêncio , de Conceição Evaristo:

Pajem do sinhô-moço, escravo do sinhô-moço, tudo do sinhô-moço, nada do sinhô-moço. Um dia o coronelzinho, que já sabia ler, ficou curioso para ver se negro aprendia os sinais, as letras de branco e começou a ensinar o pai de Ponciá. O menino respondeu logo ao ensinamento do distraído mestre. Em pouco tempo reconhecia todas as letras. Quando sinhô-moço se certificou que o negro aprendia, parou a brincadeira. Negro aprendia sim! Mas o que o negro ia fazer com o saber de branco? O pai de Ponciá Vicêncio, em matéria de livros e letras, nunca foi além daquele saber.

A respeito do excerto e relacionando-o ao contexto histórico do país, analise as proposições que seguem:

I.No primeiro período, quando a autora enumera aquilo que pertencia ao "sinhô-moço", temos uma quebra de expectativa entre o terceiro e o quarto item da enumeração: os três primeiros itens remetem a tudo que pertence ao "sinhô-moço" (o pai de Ponciá Vicêncio enquanto pajem e escravo, e tudo o mais). No quarto item, podemos inferir que não se trata dos pertences/propriedades do sinhô-moço, mas da relação entre o coronelzinho e seu pajem/escravo: nenhuma relação. Ele não era nada para o sinhô-moço além de uma propriedade.
II.A curiosidade do coronelzinho para ver se "negro aprendia os sinais, as letras de branco" revela o olhar que a sociedade branca, no período da escravidão, tinha para as pessoas negras. Ainda que o gesto venha de uma criança, são perceptíveis os conceitos racistas que viam o sujeito negro como incapaz de aprender, uma "sub-raça" destituída de inteligência.
III.A partir dos dados históricos que constroem o país e a história do povo negro, podemos inferir que, ao ser surpreendido com o menino aprendendo a identificar as letras, o coronelzinho para "a brincadeira" porque, a partir dali, ela perdeu a graça, afinal, ele só estava brincando, cabendo ao pajem a tarefa de entreter seu sinhozinho.
IV.O excerto, considerando o contexto histórico do país, possibilita-nos perceber uma prática racista que negava ao povo negro escravizado o acesso à leitura e à escrita.
V.O excerto possibilita-nos inferir que há um questionamento à capacidade intelectual do personagem negro, sendo conveniente não reconhecer suas habilidades intelectuais, com o intuito de reforçar a ideia de que ele tem vocação para o serviço braçal apenas.

É correto o que se afirma em:

  • A III, apenas.
  • B I, II, IV e V, apenas.
  • C I, II e III, apenas.
  • D IV e V, apenas.
  • E I, II, III, IV e V.