Questões comentadas de Concursos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU-MG)

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Texto I
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Disponível em: https://issuu.com/luvieira.ink/docs/grifo_36_o_mete_ro. Acesso em: 09 mar. 2024.

Texto II

No meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento na vida de minhas retinas tão fatigadas. Nunca me esquecerei que no meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho no meio do caminho tinha uma pedra.

ANDRADE, C. D. Uma pedra no meio do caminho: Biografia de um poema. Rio de Janeiro: Editora do Autor, 1967.

Analise as proposições e assinale a alternativa correta.
  • A O texto I valida o texto II, na medida em que o retoma e propõe a mesma interpretação para “uma pedra no caminho”.
  • B O texto I, pelo uso da expressão “Tem uma pedra no caminho”, apresenta uma relação com o texto II.
  • C O texto II apresenta a mesma temática do texto I, relacionada implicitamente em ambos os textos.
  • D O texto II tem a mesma função comunicativa do texto I, pois ambos propõem “uma pedra no caminho”.

O fim da desigualdade salarial é uma reivindicação antiga das mulheres, que ganhou respaldo jurídico no Brasil em 2023. Mesmo assim, as mulheres tendem a ganhar menos, uma vez que são socializadas para ocupar cargos tradicionalmente desvalorizados no mercado de trabalho. A conclusão é da pesquisadora do IBGE Barbara Cobo. [...]   Em sua avaliação, Bárbara acredita existir uma socialização da cultura do cuidado, que encaminha mulheres, consequentemente, para profissões relacionadas ao cuidado como enfermagem e assistência social, tradicionalmente profissões mais desvalorizadas.    “Nas profissões que têm a carga de afeto, que dificilmente são mecanizadas, robotizadas e têm essa complexidade do tratar o outro, como são normalizadas enquanto feitas gratuitamente pelas mulheres, essas ocupações também são desvalorizadas no mercado de trabalho. Não à toa o próprio emprego doméstico remunerado, exercido fundamentalmente por mulheres negras no Brasil, é a ocupação com pior remuneração dentre todas que a gente encontra no mercado de trabalho.”
Disponível em: https://jornalggn.com.br/cidadania/por-que-a-desigualdade-salarial-entre-generos-persistetvggn-explica/. Acesso em: 11 de mar. 2024.

O trecho destacado no texto estabelece com o período anterior uma relação argumentativa

  • A pelo uso da autoridade, já que considera o discurso produzido por uma pesquisadora.
  • B por comprovação pelo exemplo, uma vez que indica uma profissão desvalorizada.
  • C por comparação, pois relaciona profissões desvalorizadas no mercado de trabalho.
  • D pela historicidade, porque recorre à conjuntura sócio-histórica do trabalho doméstico.

Sobre as medidas em ergonomia, assinale a alternativa que deve ser adotada nos locais de trabalho pelo médico do trabalho e equipe do SESMT (Serviços Especializados em Segurança e em Medicina do Trabalho).

  • A Adoção de pausas que devem ser computadas como tempo de trabalho efetivo e usufruídas no posto de trabalho para propiciar a recuperação psicofisiológica dos trabalhadores.
  • B Adoção de pausas fora do posto de trabalho, que devem ser computadas como tempo de trabalho efetivo ou alternância de atividades com outras tarefas que permitam variar as posturas, os grupos musculares utilizados ou o ritmo de trabalho.
  • C O posto de trabalho deve ser planejado ou adaptado para favorecer a posição sentada, sempre que o trabalho puder ser executado alternando a posição de pé com a posição sentada.
  • D A organização ergonômica deve adotar medidas de controle do ruído nos ambientes internos, limitando-se a 80 dB(A).

Dirija-se formalmente ao editor pelo nome, se este for conhecido. Inclua também suas informações para contato. [...]            Comece sua carta de apresentação com um parágrafo que mencione o nome do artigo e o nome dos autores. [...] Nesse primeiro parágrafo e no seguinte, descreva a base lógica do seu estudo e as principais descobertas de sua pesquisa. [...]           Em seguida, escreva um parágrafo curto que explique por que o seu artigo seria adequado para o periódico. Não diga simplesmente que ele é “de interesse para a área” ou “inovador”. Aborde aspectos específicos da declaração de Objetivos e Escopo do periódico.
Disponível em: https://www.aje.com/br/arc/escrevendo-uma-carta-de-apresentacao/. Acesso em 05 de mar. 2024.
O fragmento de texto apresenta padrões para a escrita de uma carta de apresentação de um artigo científico para um periódico. Esse fragmento é considerado um texto instrucional, EXCETO porque

  • A evidencia procedimentos que devem ser seguidos sob determinada circunstância.
  • B orienta sequencialmente o interlocutor a realizar determinada ação e/ou tarefa.
  • C utiliza comandos marcados pelo uso de verbos no modo imperativo.
  • D apresenta linguagem complexa e topicalizada, dado seu caráter prescritivo.

Quarta-feira. O Rio de Janeiro flutua em ondas de vento morno. O ônibus do BRT para desajeitadamente na estação Riocentro e um grupo de vinte pessoas atravessa as portas automáticas como sardinhas escapando da lata. Conforme o veículo se distancia, eles atravessam a roleta e sorriem diante do que veem do outro lado da rua. Saltitando no asfalto pegajoso, alguns ignoram os gritos do guarda municipal suando debaixo de um colete verde neon. Um caminhão risca a faixa de pedestres e o grupo que abandonou o BRT já se dissipou em cinco. Suas vozes chegam como um eco distante. Após cruzar a cancela do estacionamento, estamos dentro do segundo maior centro de convenções da América Latina. Em três pavilhões, a 18ª Bienal Internacional do Livro do Rio chega ao sétimo dia de seu exercício hercúleo: levar literatura a uma população que não lê – segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada em 2016, 44% dos brasileiros não lê e 30% nunca comprou um livro.
Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/esperando-leitor/. Acesso em: 15 mar. 2024.

Os trechos destacados no texto apresentam construções metafóricas que têm por função

  • A marcar o uso subjetivo da linguagem, revelando o estilo do produtor textual.
  • B facilitar o fluxo informacional do texto, favorecendo a interpretação textual.
  • C tornar o texto mais agradável e intimista, beneficiando a receptividade do interlocutor.
  • D direcionar a leitura, orientando a precisão do sentido aos usos linguísticos.