Questões de Concursos da Prefeitura Municipal de Uberlândia Página 1

A respeito da argumentação observada no texto sobre a contestação da ciência do clima, analise as afirmativas a seguir.


I. O autor não acredita na possibilidade de se contestar as notícias alarmantes sobre o tema.

II. A ideia de que “não se deve temer esse aquecimento,mas a recaída numa nova glaciação” é tomada pelo texto como uma contestação válida contra o alarmismo do aquecimento global.

III. Segundo o texto, existe uma motivação financeira impulsionando a desinformação a respeito dos avisos feitos pela ciência do clima.


Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D II e III, apenas.

Zabala e Arnau (2010) ressaltam que, para o ensino das competências, existem condições gerais sobre como devem ser as estratégias metodológicas, em vez de uma metodologia própria.

Relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando as variáveis metodológicas mencionadas por esses autores com as características de cada uma.

COLUNA I

1. Sequências didáticas

2. Relações interativas

3. Organização social da aula

4. Organização dos conteúdos

COLUNA II

( ) Configura-se pela forma de estruturar os alunos em aula e a dinâmica grupal determinada.

( ) Apresenta no enfoque globalizador a estruturação das atividades de aprendizagem segundo a lógica das matérias, partindo de uma situação próxima à realidade do aluno.

( ) Apresenta a forma de encadear e articular as diversas atividades no decorrer de uma unidade didática.

( ) Delega ao professor a função, entre outras, de proporcionar canais de comunicação que regulem os processos de negociação, de participação e de construção.

Assinale a sequência correta

  • A 3 4 1 2
  • B 2 1 3 4
  • C 1 2 4 3
  • D 4 3 2 1

Tardif (2002) defende a premissa de que o reconhecimento social dos professores como sujeitos do conhecimento e atores sociais se dará quando se reconhecerem como pessoas competentes, como pares iguais que podem aprender uns com os outros. Com base nas ideias desse autor sobre os saberes docentes e a formação profissional, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) Como conhecimentos importantes, o conhecimento da matéria ensinada e o pedagógico englobam todos os saberes dos docentes no trabalho.

( ) Os saberes profissionais dos professores são temporais no sentido, entre outros, de que os primeiros anos de prática profissional são decisivos para a estruturação dessa prática.

( ) Os saberes profissionais dos professores possuem uma determinada unidade pragmática: eles estão a serviço da ação, e é nela que constituem seu significado e sua utilidade.

( ) A legitimidade dos saberes dos professores, desenvolvidos e mobilizados por meio de seu trabalho, é dada com frequência pelos conhecimentos teóricos construídos pela pesquisa em ciências da educação, que são ministrados nos cursos de formação para o ensino.

Assinale a sequência correta.

  • A V F F V
  • B F V F V
  • C F V V F
  • D V F V F

De acordo com o Art. 5º da Constituição da República Federativa do Brasil, “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade [...]”. (BRASIL, 1988)
Nesse contexto, analise os direitos e garantias a seguir.
I. É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença. II. Todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado. III. A lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada. IV. A prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei.
São direitos e garantias expressos na Constituição da República Federativa do Brasil

  • A I e III, apenas.
  • B II e IV, apenas.
  • C I, II e IV, apenas.
  • D I, II, III e IV.

A Rede Pública Municipal pelo Direito de Ensinar e de Aprender no Município de Uberlândia, instituída pela Lei nº 11.444, de 24 de julho de 2013, tem como atribuição promover ações de diagnóstico e análise, intervenção educativa, sensibilização, organização de informações e criação de ambiência educativa.
São ações de intervenção educativa as que visam a

  • A participação na elaboração, implantação e avaliação de programas e projetos para melhoria do fluxo e do rendimento escolar.
  • B fomentar a construção de banco de dados para subsidiar a elaboração de políticas públicas educacionais.
  • C estimular a participação das famílias nas atividades escolares.
  • D criar um ambiente de colaboração entre instituições públicas e sociedade civil organizada, tendo em vista a garantia do direito à educação em direitos humanos.