Questões de Concursos da Prefeitura Municipal de Itambaracá

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A criança nesta fase da escrita nem desconfia que as letras possam ter qualquer relação com os sons da fala. Ela só sabe que se escreve com símbolos, mas não relaciona esses símbolos com a linguagem oral. Acha que as coisas grandes devem ter nomes com muitas letras e coisas pequenas nomes com poucas letras. Esse conflito faz com que ela avance para outro patamar. Este nível de escrita refere-se ao
  • A Silábico-alfabética.
  • B Alfabética.
  • C Pré-silábica.
  • D Silábica.
Nos termos do art. 32 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, com as devidas alterações da Lei nº 11.274/2006, o ensino fundamental é obrigatório, com duração de nove anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos seis anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante: (Redação dada pela Lei nº 11.274, de 2006)
I. o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo. II. a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade. III. o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores. IV. o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
Assinale a alternativa correta.
  • A Apenas I, III e IV estão corretas.
  • B Apenas I, II, III e IV estão corretas.
  • C Apenas I, II e III estão corretas.
  • D Apenas I, II e IV estão corretas.
A ____________, por meio do currículo pode contribuir para efetivar a sua função social, pautando-se nos pressupostos inclusivos, propondo objetivos capazes de ____________ às diferenças de alunos e alunas, bem como definindo conteúdos e metodologia com base nas diversas ____________, com vistas a formar cidadãos críticos e ativos na construção de uma sociedade verdadeiramente democrática e justa. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
  • A escola / recolher / possiblidades de habilidade
  • B sociedade / acolher / possibilidade de socialização
  • C escola / acolher / possibilidades de aprendizagem
  • D sociedade / recolher / possibilidades de acessibilidade
No que diz respeito à acessibilidade na escola, assinale a alternativa incorreta.
  • A É a adaptação de espaços, materiais e metodologias, garantidos por lei, para que atendam à inclusão de pessoas com deficiência, altas habilidades ou com necessidades especiais a locais e serviços essenciais, promovendo sua qualidade de vida e bem-estar.
  • B Todas as pessoas com deficiência física, intelectual, auditiva ou visual possuem o direito à igualdade de oportunidades e cabe às instituições o dever de manter assegurado o sistema educacional inclusivo em todos os níveis de ensino.
  • C O foco deve estar na adequação de diferentes espaços, desde a área de estacionamento até os ambientes internos (salas, pátios e corredores). Para começar a acessibilidade na escola, o ponto de entrada dos alunos deve ser feito preferencialmente pela via de maior tráfego.
  • D A acessibilidade garante a segurança e integridade física de pessoas com necessidades especiais ou de mobilidade reduzida, assegurando assim o direito de ir e vir, e ainda de usufruir dos mesmos ambientes que uma pessoa sem necessidade especial, seja por espaços projetados já com esse objetivo ou ainda espaços.
“As pesquisas desenvolvidas a partir do início do século em vários campos das ciências humanas trouxeram dados importantes sobre o desenvolvimento da criança, sobre o processo criador, sobre a arte de outras culturas. Na confluência da antropologia, da filosofia, da psicologia, da psicanálise, da crítica de arte, da psicopedagogia e das tendências estéticas da modernidade surgiram autores que formularam os princípios inovadores para o ensino de artes plásticas, música, teatro e dança. Tais princípios reconheciam a arte da criança como manifestação espontânea e auto-expressiva: valorizavam a livre expressão e a sensibilização para a experimentação artística como orientações que visavam o desenvolvimento do potencial criador, ou seja, eram propostas centradas na questão do desenvolvimento do aluno (PCN’s, pág.20). Esses princípios influenciaram o que se chamou de
  • A Movimento da Livre Expressão.
  • B Movimento da Educação através da Arte.
  • C Movimento Todos Pela Arte.
  • D Movimento dos Artistas Livres.