Questões comentadas de Concursos da Prefeitura de Caconde

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O texto apresentado provoca a reflexão de que:

  • A não é possível que uma mesma expressão signifique uma série de coisas, considerando-se a ausência de um contexto de uso.
  • B é possível atribuir a uma mesma expressão uma série de significados, que variam conforme os contextos de uso.
  • C expressões como “é uma flor” são empregadas invariavelmente, com um significado único e de conhecimento popular.
  • D expressões como “é uma bomba” são empregadas de forma esporádica, mas com o mesmo significado independentemente do contexto de uso.
  • E o contexto de uso é irrelevante, porque não determina o sentido de uma expressão como “que pão” e “uma uva”.

O sentido da expressão “que não se cheira”, atribuída a “uma flor” pelo narrador do texto, mobiliza especialmente a figura de linguagem:

  • A inversão.
  • B silepse.
  • C gradação.
  • D metáfora.
  • E repetição.

Nas expressões

I. pão de mel
II. uva do monte
III. flor de lis
IV. bomba de chocolate
V. amor de carnaval

as construções subsequentes às palavras “pão”, “uva”, “flor”, “bomba” e “amor” desempenham a função de um(a):

  • A substantivo.
  • B adjetivo.
  • C advérbio.
  • D conjunção.
  • E preposição.

Dentre os substantivos a seguir, retirados do texto, aquele cujo significado remete a um processo é:

  • A rosto.
  • B fábula.
  • C paraíso.
  • D fabricação.
  • E paz.

Analise as palavras a seguir, retiradas do texto, quanto à acentuação gráfica. Verifica-se que são acentuadas pela mesma regra ortográfica apenas as palavras:

  • A dubá; fábula; obó.
  • B ázimo; paraíso; viúva.
  • C psicológico; socrático; retórica.
  • D pé; açúcar; ló.
  • E pássaros; céu; dólar.