Questões comentadas de Concursos da Prefeitura de Andradas - MG

Limpar Busca

De acordo com Rachel A. Lotan, para crianças que precisam aprender o conteúdo curricular e a língua ao mesmo tempo,

  • A a escolha do inglês como língua falada em sala é uma boa opção.
  • B a melhor opção é a educação bilíngue.
  • C o ideal é propiciar a elas momentos de interação em atividades em grupo.
  • D uma possibilidade é ensiná-las, em livros, palavras como “isso é um chinelo”.

O vocábulo grifado pode ser substituído, sem alteração do sentido original, pela palavra identificada entre parênteses, EXCETO em:

  • A “A professora diz, no entanto, que uma solução para essa e outras questões de disparidade na escola é tão simples quanto eficaz...” (desigualdade).
  • B “Nesses casos, que língua usar para o bilinguismo?” (ensino de várias línguas).
  • C “O professor está no comando da classe, então tem que saber orquestrar com competência o que acontece naquele ambiente.” (coordenar).
  • D “Logo, trabalhar em grupo é literalmente começar a democracia desde o jardim de infância. ” (realmente).

A diversidade nas salas favorece o aprendizado, principalmente porque

  • A beneficia alunos que falam línguas diferentes e têm de aprender o conteúdo e a língua ao mesmo tempo.
  • B cria situações em que é necessário explicar nosso ponto de vista e ouvir o do outro.
  • C possibilita em alunos universitários, de turmas heterogêneas, um desenvolvimento intelectual maior.
  • D há pesquisas que mostram que, nas salas de aula, a heterogeneidade contribui para o aprendizado.

De acordo com o texto, a promoção da equidade dentro das salas de aula SÓ NÃO está intimamente relacionada

  • A à criação de expectativas positivas em relação à aprendizagem dos alunos.
  • B à promoção de trabalhos em grupo.
  • C ao respeito às diferenças culturais, linguísticas, étnicas, etc.
  • D ao tratamento igual a todos os alunos.

Nos trechos a seguir, a expressão que retoma o termo destacado está INCORRETAMENTE identificada entre parênteses, em:

  • AEles [parágrafo 1] precisam aprender o conteúdo curricular e a língua ao mesmo tempo”. (ALUNOS IMIGRANTES).
  • B “...a professora [parágrafo 3] falou sobre a importância do ensino para a equidade, as razões pelas quais deveríamos buscar salas heterogêneas e como a estratégia dos trabalhos em grupo pode favorecer uma educação mais democrática.” (ELIZABETH COHEN).
  • C No entanto, se você juntá-las e propor que elas [parágrafo 5] façam algo em conjunto, elas vão ter que se comunicar e é nesse momento que a aprendizagem acontece. (AS CRIANÇAS).
  • D “Como convencê-los [parágrafo 10] de que trabalhar em grupo é uma boa estratégia de ensino e aprendizagem?” (PAIS, ALUNOS E PROFESSORES).