Questões comentadas de Concursos da Prefeitura de Anchieta

Limpar Busca

Para a avaliação psicopedagógica, o profissional segue algumas etapas e o paciente passa por diferentes estágios durante seu processo de tratamento. A entrevista de devolução é um momento crucial no diagnóstico psicopedagógico, pois permite que o psicopedagogo apresente os resultados e oriente as próximas etapas. Sobre a função dessa entrevista, assinale a alternativa correta:

  • A A entrevista de devolução visa exclusivamente informar sobre os déficits acadêmicos, sem propor estratégias de intervenção.
  • B A entrevista de devolução é opcional e realizada apenas quando os pais solicitam, não sendo parte essencial do diagnóstico.
  • C Durante a devolução, o foco deve estar apenas nos problemas identificados, para que a família compreenda totalmente as dificuldades do aluno.
  • D Na entrevista de devolução, o psicopedagogo deve apresentar os resultados de forma clara, valorizando os pontos fortes do aluno e explicando as áreas que necessitam de intervenção.

Freud é considerado o fundador da abordagem psicodinâmica, ele acreditava que a mente é responsável pelas decisões conscientes e inconscientes. A teoria psicanalítica de Freud trouxe uma nova perspectiva sobre o desenvolvimento da personalidade, destacando o inconsciente como parte fundamental do psiquismo humano. Assinale a alternativa correta sobre a teoria freudiana:

  • A O ego representa a parte primitiva da mente, focada exclusivamente na busca pelo prazer imediato, sem considerar a realidade.
  • B O inconsciente armazena desejos e impulsos reprimidos que influenciam os comportamentos e pensamentos conscientes do indivíduo.
  • C Na teoria psicanalítica, o id é a estrutura racional e equilibrada, que regula os impulsos do ego e superego.
  • D O superego é responsável pela busca do prazer e satisfação de desejos, independentemente das normas sociais.

Um psicólogo está implementando um programa de desenvolvimento socioemocional em uma escola. Para isso, ele precisa escolher um modelo teórico que guie as atividades e a avaliação dos alunos. Quais fatores ele deve considerar ao selecionar entre modelos de inteligência emocional, como os de Salovey e Mayer e o de Bar-On?

  • A O modelo de Salovey e Mayer é mais amplo, incluindo traços de personalidade que facilitam o desenvolvimento de competências sociais e emocionais.
  • B A escolha ideal é pelo modelo de Salovey e Mayer, pois ele foca no gerenciamento de emoções em contextos organizacionais.
  • C O modelo de Bar-On é recomendado quando o objetivo é avaliar as competências sociais e de relacionamento interpessoal, além do gerenciamento de estresse.
  • D Ambos os modelos enfatizam exclusivamente habilidades cognitivas e são, portanto, inadequados para programas focados em bem-estar emocional.

Testes de inteligência passaram por várias revisões e adaptações para atender diferentes populações, dentre eles a Escala de Inteligência de Binet-Simon. Sobre as revisões dos testes de Binet, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

1.(_)A revisão de Stanford em 1916 foi desenvolvida para adaptar o teste de Binet à população norte-americana, incluindo novas questões e padronização.

2.(_)A escala de Binet foi criticada por ter uma padronização representativa e abrangente, especialmente em adultos de nível cultural elevado.

3.(_)A introdução da idade mental permitiu que o teste de Binet-Terman fosse amplamente utilizado em avaliações de inteligência infantil.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:

  • A V − F − V.
  • B V − V − V.
  • C F − F − V.
  • D V − F − F.

A prática psicoterapêutica para pessoas com deficiência intelectual exige adaptações específicas para atender às limitações e necessidades dessa população. Assim, avalie as proposições:

I.A psicoterapia para pessoas com deficiência intelectual pode ser mais eficaz quando adaptada para incluir familiares e cuidadores no processo terapêutico.
II.Técnicas de espelhamento e reforço da compreensão são frequentemente utilizadas para explorar o mundo interior do paciente com deficiência intelectual moderada.
III.Intervenções para essa população se limitam ao uso de técnicas comportamentais, sendo inviável a aplicação de abordagens como a terapia cognitivo-comportamental.

Assinale a alternativa correta:

  • A Apenas a proposição III está correta.
  • B Apenas as proposições II e III estão corretas.
  • C Apenas a proposição II está correta.
  • D Apenas as proposições I e II estão corretas.