Questões de Concursos do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (DETRAN-SP)

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Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento do texto em:

  • A se exalta e defende com ardor (1° parágrafo) = arrebata-se e sustenta com paixão.
  • B ânimo persuasivo só recrudesce (1° parágrafo) = intenção retórica só se arrefece.
  • C lança mão das artes e artimanhas (1° parágrafo) = exclui a força artesanal convincente.
  • D dúvida quanto à sua concretização (2° parágrafo) = projeção da fé em sua efetividade.
  • E quanto mais solene ou enfática (2° parágrafo) = tanto mais sincera quanto consciente.

Uma autarquia estadual realizou pregão presencial para substituição de carpete e aquisição de determinada extensão de piso de madeira para suas unidades que contam com grande fluxo de pessoas diariamente. Exigiu no edital a apresentação de amostra do piso, a fim de aferir sua espessura e durabilidade, diante da razão e finalidade da aquisição. No dia do pregão, houve comparecimento de apenas um interessado, o que permite

  • A concluir ser dispensável a apresentação de amostra, considerando que o licitante será, invariavelmente, o contratado para o fornecimento.
  • B presumir que a licitação foi frustrada, já que o pregão exige, obrigatoriamente, competição entre os interessados.
  • C a contratação direta do licitante, revogando-se o pregão instaurado, desde que a amostra levada pelo mesmo seja aprovada sob o ponto de vista técnico.
  • D declarar deserta a licitação, cabendo à autarquia reiniciar procedimento de contratação, sendo, em razão de sua natureza jurídica, prescindível novo certame.
  • E o prosseguimento do pregão, com a classificação do licitante caso apresente lance em consonância com os critérios do edital, exigindo-se, então, a apresentação da amostra para, se aprovada, declará-lo vencedor.

Uma das competências do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) é:

  • A julgar os recursos interpostos contra decisões das Juntas Administrativas de Recursos de Infrações (JARI).
  • B estabelecer as diretrizes do regimento das Juntas Administrativas de Recursos de Infrações (JARI).
  • C proceder à supervisão, à coordenação, à correição dos órgãos delegados, ao controle e à fiscalização da execução da Política Nacional de Trânsito e do Programa Nacional de Trânsito.
  • D organizar e manter o Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM).
  • E supervisionar a implantação de projetos e programas relacionados com a engenharia, educação, administração, policiamento e fiscalização de trânsito e outras, visando à uniformidade de procedimentos.

Os veículos novos, antes do registro e licenciamento, adquiridos por pessoas físicas e jurídicas, por entidades públicas e privadas e os destinados às concessionárias para comercialização, podem transportar cargas e pessoas, desde que portem a “autorização especial”.


A “autorização especial” válida apenas para deslocamento para o município de destino será expedida para o veículo que portar os Equipamentos Obrigatórios previstos pelo CONTRAN (adequado ao tipo de veículo), com base na Nota Fiscal de Compra e Venda, com validade de

  • A 5 dias transcorridos da data da emissão, prorrogável por igual período por motivo de força maior.
  • B 15 dias transcorridos da data da emissão, prorrogável por igual período por motivo de força maior.
  • C 30 dias transcorridos da data da emissão, prorrogável por igual período por motivo de força maior.
  • D 45 dias transcorridos da data da emissão, prorrogável por igual período por motivo de força maior.
  • E 60 dias transcorridos da data da emissão, prorrogável por igual período por motivo de força maior.

O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se numa forma do plural para compor adequadamente a frase:

  • A Não se (esperar) que os atrativos de uma propaganda equivalham às qualidades do produto.
  • B Nem todos os consumidores que (pretender) a propaganda convencer são pessoas crédulas.
  • C Ao consumidor que (sensibilizar) os dotes de uma mulher bonita recomenda-se que seja sensato em sua compra.
  • D Não se (aplicar) aos consumidores atentos a regra de que uma mulher bonita promove qualquer produto.
  • E Aos apelos eróticos de uma propaganda não (suceder), necessariamente, um aumento significativo das vendas.