Questões de Secretariado

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Considerando-se as características do arquivo escolar, segundo o Parecer nº 325/2014 - Registros escolares na Educação Básica pelos estabelecimentos de ensino integrantes do Sistema Estadual de Ensino, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.

O Arquivo Escolar se constitui de dois segmentos: ___________. Nenhum documento pode ser dele retirado sem autorização escrita ___________ e registro do fato.

  • A atual e remoto | do Secretário da escola
  • B ativo e passivo| do Diretor
  • C atual e remoto | do Diretor
  • D ativo e passivo | do Secretário da escola

Sobre a correspondência comercial, avalie as sentenças:

I - Correspondência Comercial é toda correspondência interna ou externa, com exceção das dirigidas aos bancos e órgãos públicos.
II - Tem por finalidade documentar posições, negócios, condições de uma empresa.
III - Também chamada correspondência técnica, é um meio de comunicação formal e escrito utilizado pelas empresas, pautado em princípios de clareza e objetividade.
IV - Uma correspondência comercial deve ser organizada, com linguagem incorreta e pessoal, sem papel timbrado da empresa e com alguns dados necessários.
V - É muito importante que haja uma nova leitura, pois um possível equivoco pode gerar desentendimento entre as partes e possíveis prejuízos de ordem financeira.

Após a análise, pode-se afirmar:

  • A Somente as sentenças I, II, III e V estão corretas.
  • B Somente as sentenças II, III, IV e V estão corretas.
  • C Somente as sentenças I, III, IV e V estão corretas.
  • D Todas as sentenças estão corretas.
  • E Todas as sentenças estão incorretas.

Sobre a ata e o livro ata, analisar os itens.

I. A ata, após lida e aprovada, deve ser datada e assinada pelo secretário e por todos os presentes.
II. O livro ata é destinado ao registro das atas de todas as reuniões que ocorrem na escola, devendo conter identificação na capa e termo de abertura.
III. A elaboração da ata é da competência do diretor escolar.
IV. A ata deve ser elaborada apenas no dia seguinte do desenvolvimento da reunião.

Está CORRETO o que se afirma:

  • A Apenas nos itens I e II.
  • B Apenas nos itens I e III.
  • C Apenas nos itens I, III e IV.
  • D Apenas nos itens II, III e IV.
  • E Em todos os itens.

A redação oficial é o conjunto de normas e regras que orientam a produção de documentos oficiais pelo Poder Público. No que diz respeito aos atributos da redação oficial, é INCORRETO afirmar que ela deve ser:

  • A Clara.
  • B Pessoal.
  • C Formal.
  • D Precisa.
  • E Coesa.

A Câmara Municipal vai enviar correspondência em nome do legislativo ao Senhor Prefeito Municipal para convidá-lo para a solenidade de abertura dos trabalhos legislativos no início do ano. Que tipo de correspondência deve ser utilizada?

  • A Carta.
  • B Memorando.
  • C Portaria.
  • D Edital.
  • E Oficio.