Questões de Contabilidade Pública

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Durante a elaboração dos relatórios contábeis de uma prefeitura, o tesoureiro constata que a execução orçamentária do exercício apresentou superávit na arrecadação de tributos, mas um déficit na realização de despesas devido a restos a pagar processados. O relatório que confronta a receita prevista com a arrecadada e a despesa fixada com a realizada, incluindo essas movimentações, é essencial para a transparência fiscal. Sobre o balanço orçamentário, assinale a alternativa correta.

  • A Elaborar o balanço orçamentário substitui a necessidade de Demonstração das Variações Patrimoniais, atendendo integralmente às exigências de transparência fiscal.
  • B Elaborar o balanço orçamentário é restrito à análise de despesas extraorçamentárias, deixando as despesas orçamentárias para o balanço financeiro.
  • C Elaborar o balanço orçamentário exclui a contabilização de restos a pagar, que devem ser registrados apenas no Relatório Resumido de Execução Orçamentária, conforme exigência da LRF.
  • D Elaborar o balanço orçamentário inclui confrontar a receita prevista com a arrecadada e a despesa fixada com a realizada, registrando restos a pagar processados como despesa executada, conforme a Lei nº 4.320/1964.
  • E Elaborar o balanço orçamentário dispensa a inclusão de receitas arrecadadas, focando exclusivamente na despesa empenhada para avaliar o equilíbrio fiscal.

Na gestão financeira de uma prefeitura, o tesoureiro prepara relatórios para atender às exigências de transparência. Esse documento, que apresenta a execução orçamentária e financeira bimestralmente, é conhecido como _______.

Assinale a alternativa que corretamente completa a lacuna no excerto:

  • A Relatório Resumido de Execução Orçamentária
  • B Relatório de Gestão Fiscal
  • C Balanço Financeiro
  • D Demonstração dos Fluxos de Caixa
  • E Demonstração das Variações Patrimoniais

Na rotina da administração financeira pública e privada, a classificação dos títulos de crédito conforme sua forma de circulação é essencial para garantir segurança jurídica e correta escrituração. Esses títulos podem ser transmitidos por diferentes meios, com requisitos específicos. Sobre o tema, relacione corretamente os títulos da Coluna A com as descrições da Coluna B.

Coluna A (títulos):

1.Título ao Portador.
2.Título à Ordem.
3.Título Nominativo.

Coluna B (descrições):

(__)Possui alto risco de perda ou extravio, pois qualquer pessoa que o tenha pode exigir o pagamento.
(__)A transferência se faz por termo no registro do emitente e na cártula.
(__)O título que contenha a cláusula expressa, ou a que se possa equiparar, e que seja transmissível por endosso.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência da associação correta dos itens acima, de cima para baixo:

  • A 2 − 3 − 1.
  • B 2 − 1 − 3.
  • C 3 − 2 − 1.
  • D 1 − 2 − 3.
  • E 1 − 3 − 2.

Na contabilidade de uma prefeitura, o tesoureiro registra uma operação envolvendo a arrecadação de tributos e o pagamento de fornecedores. Esse registro, que reflete a movimentação financeira e patrimonial, é conhecido como _______.

Assinale a alternativa que corretamente completa a lacuna no excerto:

  • A Lançamento contábil
  • B Compensação patrimonial
  • C Liquidação contábil
  • D Conciliação financeira
  • E Empenho orçamentário

Na tesouraria de uma prefeitura, o setor financeiro prepara os relatórios contábeis do exercício. Sobre o balanço orçamentário, que apresenta a execução da receita e despesa pública, assinale a alternativa correta.

  • A Apresentar o balanço orçamentário exclui a análise de restos a pagar, que é registrada apenas no balanço patrimonial.
  • B Apresentar o balanço orçamentário é restrito à execução de despesas extraorçamentárias, conforme a Lei nº 4.320/1964.
  • C Apresentar o balanço orçamentário substitui a necessidade de relatórios fiscais, como o Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO.
  • D Apresentar o balanço orçamentário inclui confrontar a receita prevista com a arrecadada e a despesa fixada com a realizada.
  • E Apresentar o balanço orçamentário dispensa a inclusão de receitas arrecadadas, focando apenas na despesa empenhada.