Questões de Sistemas Religiosos - Magia, Ciência, Religião, Ritos e Cerimônias. Antropologia Econômica. Divisão do trabalho, comércio e consumo (Antropologia)

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Mircea Eliade, renomado historiador das religiões, explorou extensivamente a origem do fenômeno religioso, destacando a incessante busca do sagrado pelo ser humano. De acordo com essa perspectiva a respeito do fenômeno religioso,

  • A a religião é uma construção puramente cultural, sem raízes na experiência humana transcendental.
  • B a origem do fenômeno religioso está intrinsecamente ligada à evolução biológica e aos instintos humanos primitivos.
  • C o fenômeno religioso é uma resposta exclusiva às necessidades sociais e econômicas das comunidades.
  • D a busca pelo sagrado é uma característica inerente à natureza humana, refletindo uma necessidade de transcendência do tempo profano.
  • E a religião surge principalmente como um meio de controle social, moldando comportamentos e crenças para manter a ordem.

Rudolf Otto, em suas teses sobre o sagrado, introduziu o conceito de numinoso para descrever a dimensão única e transcendental da experiência religiosa. No que se refere à origem do fenômeno religioso e ao conceito de numen, assinale a opção correta.

  • A A origem do fenômeno religioso está estritamente ligada à imposição social, uma vez que é uma resposta à necessidade de controle e poder.
  • B O fenômeno religioso é uma mera construção cultural desprovida de elementos transcendentes.
  • C A origem do fenômeno religioso está centrada nas experiências sensoriais e na busca por explicações racionais para o desconhecido.
  • D O numen representa a manifestação material de divindades, fundamentando a origem do fenômeno religioso.
  • E O fenômeno religioso emerge da experiência direta do mysterium tremendum et fascinans, uma presença do transcendente que inspira temor e fascínio.
São Pixinguinha
Emicida
Se um dia fosse chamado pra tocar no céu eu ia Ia lisonjeado, cê pode apostar que eu ia Leve como uma pluma, melhor, uma melodia Na paz dos ancestrais lá das fitinhas da Bahia Brilhando como a prata dessa Lua que me guia Sambando pelas nuvens como a flauta e tantas guias Polvilhado de estrelas, eu sou o escuro que alumia Que a noite se não é mãe, na certa é vó, ou então é tia Eu penso na plateia com Odoya e Maria Jesus, Oxalá, Buda, audiência reluzia Alá, Nanã, Omama, Ganesha, Santa Luzia Até o do subsolo se espreme e do fundo espia Enquanto Deus diz Chegou São Pixinguinha

A letra da música apresentada anteriormente aborda o fenômeno conhecido como
  • A misticismo cultural.
  • B convergência cultural.
  • C simbolismo cultural.
  • D sincretismo cultural.
  • E divergência cultural.

No contexto brasileiro, a diversidade religiosa proporciona um cenário rico para a exploração de diferentes teologias. No ensino religioso, é crucial considerar as distintas perspectivas teológicas, como a teologia católica, que tem influência histórica e cultural significativa, e a teologia afro-brasileira, que reflete a riqueza espiritual das tradições africanas no Brasil. Acerca da diferença entre teologia católica e teologia afro-brasileira, assinale a opção correta.

  • A A teologia católica enfatiza a diversidade de crenças, enquanto a teologia afro-brasileira destaca a importância da hierarquia religiosa.
  • B A teologia católica valoriza a interação com os orixás, enquanto a teologia afro-brasileira prioriza a veneração aos santos.
  • C A teologia católica baseia-se na tradição cristã, ao passo que a teologia afro-brasileira incorpora elementos das religiões africanas, como o candomblé e a umbanda.
  • D A teologia afro-brasileira é exclusivamente baseada em práticas ritualísticas, ao passo que a teologia católica se concentra em princípios éticos e morais.
  • E Ambas as teologias citadas compartilham uma visão monoteísta, destacando a adoração a uma única divindade.

Existe um nível de fé que todo ser humano pode ter, que não possui sentido religioso. É a fé antropológica, que mobiliza a ação das pessoas de acordo com seus valores, como a solidariedade e o altruísmo, e permite a realização de projetos que promovem a vida, a dignidade humana, a justiça e a paz. Indígenas, umbandistas, cristãos, mulçumanos, espíritas, budistas, ateus, todos podem compartilhar da mesma fé antropológica.

H. S. Carvalho. Sistema Marista de Educação. Ensino Religioso, v. 1. São Paulo: FTD, 2018 (com adaptações).

Considerando-se a diferenciação dos tipos de fé descritas no texto precedente, é correto afirmar que o conceito de fé antropológica refere-se à

  • A fé universal que dá sentido à vida das pessoas, pois pauta o seu agir segundo determinada escala de valores.
  • B fé libertária orientada por questões políticas e sociais.
  • C fé comum baseada em situações e experiências do senso comum.
  • D fé natural que se vale da observação empírica da natureza para existir.
  • E fé sobrenatural que utiliza ferramentas de consolidação do mundo cristão.