Prova do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região de Campinas - São Paulo - Analista Administrativo - FCC (2018) - Questões Comentadas

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A comparação possível entre a obra de um cientista e a obra de um artista repousa no fato de que em ambas

  • A a forma de conhecimento, sendo essencialmente a mesma, acaba por levar a resultados próximos que, no limite, chegam a confundir-se.
  • B verifica-se uma mesma motivação do criador, qual seja, a de materializar uma ideia por meio de uma expressão que a revele para o público.
  • C projeta-se um reflexo da personalidade do criador, o que dispensa o público de ter qualquer familiaridade com linguagens específicas.
  • D a recriação da Natureza se faz segundo princípios básicos e objetivos, que alcançam uma validade logo reconhecida como universal.
  • E o efeito que provocam no público depende de que este reconheça o valor universal e objetivo dos modelos empregados pelo criador.

Depreende-se da leitura do 2o parágrafo do texto que

  • A um mesmo princípio de universalidade determina tanto o acolhimento de uma obra científica como o de uma obra artística.
  • B o sentido universal da produção de um cientista pode ser reconhecido por todos que têm familiaridade com a linguagem utilizada.
  • C uma obra de arte, ao contrário do que ocorre com uma obra de valor científico, não depende de linguagem simbólica para alcançar expressão.
  • D o sucesso de uma produção científica junto ao público leigo depende de que cada comunidade valide o que há de universal nos símbolos empregados.
  • E não há presença de qualquer fator subjetivo na produção científica que se processa por meio de símbolos de alcance universal.

No contexto do 3o parágrafo, a frase A Natureza não se presta a jogar nossos tolos jogos de poder leva em conta o fato de que

  • A a Natureza, por conta do arbítrio de suas leis, torna irrelevante o princípio de universalidade a que alguns homens se agarram.
  • B os jogos da Natureza são mais irracionais do que imaginam os homens que tanto se esforçam para vir a dominá-la.
  • C a audácia da ciência humana é incompatível com a forma de atuação e o poder dos elementos naturais.
  • D os homens, com suas diferenças e ambições, deixam-se levar por valores subjetivos desprovidos de universalidade.
  • E os jogos de poder da Natureza são mais eficazes do que os nossos, uma vez que é nela que se encerram os valores universais.
Uma aquarela ou uma equação são formas de expressão convocadas por uma ideia de um artista ou de um cientista.
A frase acima ganha nova, correta e coerente redação em:
  • A Tanto uma aquarela quanto uma equação, constituem ideias cuja forma de expressão lhes foi convocada por artista ou cientista.
  • B Um cientista ou um artista podem convocar uma ideia, como uma aquarela ou equação, uma vez que lhes conceda forma de expressão.
  • C Formas de expressão como uma aquarela ou uma equação respondem a uma ideia que nasce de um artista ou de um cientista.
  • D A forma de expressão de uma aquarela, ou mesmo de uma equação, traduzem-se segundo a ideia hora de um artista, hora de um cientista.
  • E Uma aquarela ou uma equação, são convocadas como ideias que se expressam através dos meios de um artista, ou mesmo, de um cientista.

A frase Ao recriar o mundo matematicamente, o cientista reinventa a realidade à sua volta, representando-a com símbolos universais permanecerá correta e preservará seu sentido caso se substituam as formas sublinhadas, respectivamente, por

  • A Se recriasse − reinventara − representá-la-á
  • B Para recriar − há de reinventar − representá-la
  • C Uma vez que recriasse − terá de reinventá-la − quando a representará
  • D Vindo a recriar − reinventaria − tendo-a representado
  • E Caso venha a recriar − reinventará − ao representá-la