Prova da Secretaria de Justiça do Espírito Santo (SEJUS-ES) - Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária - VUNESP (2013) - Questões Comentadas

Limpar Busca

De acordo com o texto, é correto afirmar que o

  • A “Xadrez que liberta” pode contribuir para o combate à reincidência, já que proporciona aos internos uma mudança positiva de comportamento
  • B xadrez representa uma válvula de escape para os internos João Carlos e Fransley Lapavani, jogo que costumavam jogar antes de serem presos
  • C fato de a Sejus monitorar os egressos que jogam xadrez com a família, em casa, após ganharem a liberdade, funciona como um fator de motivação.
  • D “Xadrez que liberta” foi criado para atender àqueles que foram presos por homicídio, pois eles representavam a maioria no sistema carcerário.
  • E primeiro torneio de xadrez a ser realizado fora dos presídios contará com a participação de internos das 22 unidades prisionais do Espírito Santo.

Segundo o texto, pode-se afirmar corretamente que

  • A o fato de o Brasil não ter pena de morte contribui para o aumento da criminalidade, já que o preso tem data para entrar e data para sair da cadeia
  • B João Carlos e Fransley, presos que cumprem pena por homicídio, passaram a refletir melhor com a ajuda do xadrez antes de tomar qualquer atitude
  • C para o interno Fransley Lapavani, um dos participantes do primeiro torneio fora dos presídios, vencer é o que mais importa.
  • D tomar um xeque-mate na vida significa, indubitavelmente, ser morto por um policial durante um assalto.
  • E para a coordenadora Francyany, o xadrez causa impacto positivo tanto na vida dos que jogam quanto na vida dos que não jogam.

Analise a seguinte frase do texto.

Se você movimenta uma peça errada, pode perder uma peça de muito valor ou tomar um xeque-mate, instantaneamente.

De acordo com a norma-padrão, substituindo-se a forma verbal “movimenta” por “movimentasse”, em lugar de “pode perder” deve-se empregar

  • A “pôde perder”
  • B “poderá perder”.
  • C “poderia perder”.
  • D “pudesse perder”
  • E “podia perder”.

No trecho – ... xadrez, quando eu sair para a rua, todo mundo vai ter que aprender porque vai rolar até o torneio familiar. – o termo em destaque expressa relação de

  • A espaço, como em – Nosso diretor foi até Brasília para falar do projeto “Xadrez que liberta”.
  • B inclusão, como em – O xadrez mudou até o nosso modo de falar.
  • C inalidade, como em – Precisamos treinar até junho para termos mais chances de vencer o torneio de xadrez.
  • D movimento, como em – Só de chegar até aqui já estou muito feliz, porque eu não esperava.
  • E tempo, como em – Até o ano que vem, pretendo conseguir a revisão da minha pena.

Em – Na próxima sexta-feira, será realizado o primeiro torneio fora dos presídios desde que o projeto foi implantado. – a expressão em destaque tem valor temporal.

Assinale a alternativa em que o termo destacado na oração também expressa circunstância de tempo.

  • A Quando você vai jogar uma partida de xadrez, tem que pensar duas, três vezes antes.
  • B Segundo a coordenadora do projeto, Francyany Cândido Venturin, o “Xadrez que liberta” tem provocado boas mudanças no comportamento dos presos.
  • C Se eu for para a rua e movimentar a peça errada, eu posso perder uma peça muito importante na minha vida, como eu perdi três anos na cadeia.
  • DMas, na rua, o problema maior é tomar o xeque-mate”, afirma João Carlos
  • E Embora a Sejus não monitore os egressos que ganham a liberdade, para saber se mantêm o hábito do xadrez, João Carlos já faz planos